Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Emanuelle de Souza Silva, Boaretto, Giulia Castellani, Ghirello-Pires, Carla Salati Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10568
Resumo: Este artigo objetiva discutir a perspectiva de familiares acerca do processo inclusivo de jovens com trissomia do cromossomo 21 (T21) no ensino remoto de Língua Portuguesa, durante o ano de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com familiares de jovens que participam do Grupo de Pesquisa Fala Down, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os resultados demonstraram que a família exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento do educando com T21. Portanto, mesmo diante dos desafios encontrados no ensino remoto, é possível oportunizar instrumentos adequados que gerem processos compensatórios para as pessoas com T21.
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