Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10568 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a perspectiva de familiares acerca do processo inclusivo de jovens com trissomia do cromossomo 21 (T21) no ensino remoto de Língua Portuguesa, durante o ano de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com familiares de jovens que participam do Grupo de Pesquisa Fala Down, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os resultados demonstraram que a família exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento do educando com T21. Portanto, mesmo diante dos desafios encontrados no ensino remoto, é possível oportunizar instrumentos adequados que gerem processos compensatórios para as pessoas com T21. |
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Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivoTrissomia do Cromossomo 21; Ensino remoto; Língua Portuguesa; InclusãoEste artigo objetiva discutir a perspectiva de familiares acerca do processo inclusivo de jovens com trissomia do cromossomo 21 (T21) no ensino remoto de Língua Portuguesa, durante o ano de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com familiares de jovens que participam do Grupo de Pesquisa Fala Down, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os resultados demonstraram que a família exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento do educando com T21. Portanto, mesmo diante dos desafios encontrados no ensino remoto, é possível oportunizar instrumentos adequados que gerem processos compensatórios para as pessoas com T21.ANTARES: Letras e HumanidadesLadeia, Rayana Thyara de Lima RêgoAlmeida, Emanuelle de Souza SilvaBoaretto, Giulia CastellaniGhirello-Pires, Carla Salati Almeida2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10568ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 57-801984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10568/5152Direitos autorais 2022 Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia, Emanuelle de Souza Silva Almeida, Giulia Castellani Boaretto, Carla Salati Almeida Ghirello-Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10568Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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