Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186 |
Resumo: | Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade. |
id |
UCS-2_f39885240cde611d395ae015ccc62414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/9186 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programadaRuínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica.Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade.ANTARES: Letras e HumanidadesCapesDAADLuersen, Eduardo HarryFuchs, Mathias2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 28 (2020); 23-481984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186/4467http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3289http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3290http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3291http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3292http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3293http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3294http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3295http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3296Direitos autorais 2020 Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-08T14:14:25Zoai:vkali30.ucs.br:article/9186Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2021-02-08T14:14:25Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
title |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
spellingShingle |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada Luersen, Eduardo Harry Ruínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica. |
title_short |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
title_full |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
title_fullStr |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
title_full_unstemmed |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
title_sort |
Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada |
author |
Luersen, Eduardo Harry |
author_facet |
Luersen, Eduardo Harry Fuchs, Mathias |
author_role |
author |
author2 |
Fuchs, Mathias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes DAAD |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luersen, Eduardo Harry Fuchs, Mathias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica. |
topic |
Ruínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica. |
description |
Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186/4467 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3289 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3290 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3291 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3292 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3293 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3294 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3295 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchs info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchs |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 28 (2020); 23-48 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315218072764416 |