Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luersen, Eduardo Harry
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fuchs, Mathias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186
Resumo: Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade.
id UCS-2_f39885240cde611d395ae015ccc62414
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9186
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programadaRuínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica.Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade.ANTARES: Letras e HumanidadesCapesDAADLuersen, Eduardo HarryFuchs, Mathias2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 28 (2020); 23-481984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186/4467http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3289http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3290http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3291http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3292http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3293http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3294http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3295http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3296Direitos autorais 2020 Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-08T14:14:25Zoai:vkali30.ucs.br:article/9186Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2021-02-08T14:14:25Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
title Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
spellingShingle Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
Luersen, Eduardo Harry
Ruínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica.
title_short Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
title_full Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
title_fullStr Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
title_full_unstemmed Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
title_sort Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada
author Luersen, Eduardo Harry
author_facet Luersen, Eduardo Harry
Fuchs, Mathias
author_role author
author2 Fuchs, Mathias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
DAAD
dc.contributor.author.fl_str_mv Luersen, Eduardo Harry
Fuchs, Mathias
dc.subject.por.fl_str_mv Ruínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica.
topic Ruínas; Design de jogos; Obsolescência programada; Geopolítica das mídias; Sucata eletrônica.
description Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186/4467
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3289
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3290
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3291
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3292
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3293
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3294
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3295
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/9186/3296
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchs
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchs
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 28 (2020); 23-48
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218072764416