Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. Adorno
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1581 |
Resumo: | O presente artigo pretende refletir, a partir de contribuições de Theodor W. Adorno, sobre aspectos da formação objetiva do sujeito. Isso é feito por meio da apropriação de conceitos como autoconservação, autocrítica e crítica imanente. Tomamos como exemplo parte do projeto de à la recherche du temps perdu de Marcel Proust, nomeadamente, Un amour de Swann. A análise do processo de formação de Swann permite observar nexos e tensões que o sujeito elabora com o mundo objetivo. A ação do Swann incorpora na sua relação co m o mundo objetivo os processos próprios da Obra de Arte autêntica para empreender a crítica necessária ao contexto social em que está inserido. Crítica esta, também, voltada a si próprio. |
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Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno // Swann and the objective cultural formation: reflections by Theodor W. AdornoO presente artigo pretende refletir, a partir de contribuições de Theodor W. Adorno, sobre aspectos da formação objetiva do sujeito. Isso é feito por meio da apropriação de conceitos como autoconservação, autocrítica e crítica imanente. Tomamos como exemplo parte do projeto de à la recherche du temps perdu de Marcel Proust, nomeadamente, Un amour de Swann. A análise do processo de formação de Swann permite observar nexos e tensões que o sujeito elabora com o mundo objetivo. A ação do Swann incorpora na sua relação co m o mundo objetivo os processos próprios da Obra de Arte autêntica para empreender a crítica necessária ao contexto social em que está inserido. Crítica esta, também, voltada a si próprio.Universidade de Caxias do SulMwewa, Christian MulekaVaz, Alexandre Fernandez2013-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1581Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 138-154CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 138-1542178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1581/pdf_177info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-15T16:47:38ZRevista |
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O presente artigo pretende refletir, a partir de contribuições de Theodor W. Adorno, sobre aspectos da formação objetiva do sujeito. Isso é feito por meio da apropriação de conceitos como autoconservação, autocrítica e crítica imanente. Tomamos como exemplo parte do projeto de à la recherche du temps perdu de Marcel Proust, nomeadamente, Un amour de Swann. A análise do processo de formação de Swann permite observar nexos e tensões que o sujeito elabora com o mundo objetivo. A ação do Swann incorpora na sua relação co m o mundo objetivo os processos próprios da Obra de Arte autêntica para empreender a crítica necessária ao contexto social em que está inserido. Crítica esta, também, voltada a si próprio. |
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