Aristóteles e ação humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5 |
Resumo: | Resumo: A ética aristotélica baseia-se em uma “teoria da ação humana”. Para fins de compreensão (didática), ela pode ser “decomposta” em etapas e analisada em seus componentes, que ficam expostos claramente. Dessa forma, também, podem-se avaliar os diferentes papéis desempenhados, especialmente, pela virtude e pela prudência (fronesis), entre outros. A “ética teleológica” de Aristóteles, nessa exposição, parece portarcomponentes deontológicos, o que torna o estudo, além de relevante, também filosoficamente interessante.Palavras-chave: Aristóteles. Ação humana. Virtude. Prudência. Fim.Abstract: The Aristotelian ethics is based on a “theory of human action”. For understanding his ethical theory (upon a didactic point of view) it can be divided in steps, and thus be analyzed in its components, for example, virtue and prudence (Phronesis), which are so clearly exposed. Thus, also, it is possible toevaluate the different roles performed especially by these components. The “teleological ethics” of Aristotle seems, besides, to carry components of a deontological ethics which makes the study presented hear relevant and philosophically interesting.Keywords: Aristotle. Human action. Virtue. Prudence. End. |
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Aristóteles e ação humanaResumo: A ética aristotélica baseia-se em uma “teoria da ação humana”. Para fins de compreensão (didática), ela pode ser “decomposta” em etapas e analisada em seus componentes, que ficam expostos claramente. Dessa forma, também, podem-se avaliar os diferentes papéis desempenhados, especialmente, pela virtude e pela prudência (fronesis), entre outros. A “ética teleológica” de Aristóteles, nessa exposição, parece portarcomponentes deontológicos, o que torna o estudo, além de relevante, também filosoficamente interessante.Palavras-chave: Aristóteles. Ação humana. Virtude. Prudência. Fim.Abstract: The Aristotelian ethics is based on a “theory of human action”. For understanding his ethical theory (upon a didactic point of view) it can be divided in steps, and thus be analyzed in its components, for example, virtue and prudence (Phronesis), which are so clearly exposed. Thus, also, it is possible toevaluate the different roles performed especially by these components. The “teleological ethics” of Aristotle seems, besides, to carry components of a deontological ethics which makes the study presented hear relevant and philosophically interesting.Keywords: Aristotle. Human action. Virtue. Prudence. End.Universidade de Caxias do SulSchio, Sônia Maria2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 1CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 12178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5/5info:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-15T18:50:21ZRevista |
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Resumo: A ética aristotélica baseia-se em uma “teoria da ação humana”. Para fins de compreensão (didática), ela pode ser “decomposta” em etapas e analisada em seus componentes, que ficam expostos claramente. Dessa forma, também, podem-se avaliar os diferentes papéis desempenhados, especialmente, pela virtude e pela prudência (fronesis), entre outros. A “ética teleológica” de Aristóteles, nessa exposição, parece portarcomponentes deontológicos, o que torna o estudo, além de relevante, também filosoficamente interessante.Palavras-chave: Aristóteles. Ação humana. Virtude. Prudência. Fim.Abstract: The Aristotelian ethics is based on a “theory of human action”. For understanding his ethical theory (upon a didactic point of view) it can be divided in steps, and thus be analyzed in its components, for example, virtue and prudence (Phronesis), which are so clearly exposed. Thus, also, it is possible toevaluate the different roles performed especially by these components. The “teleological ethics” of Aristotle seems, besides, to carry components of a deontological ethics which makes the study presented hear relevant and philosophically interesting.Keywords: Aristotle. Human action. Virtue. Prudence. End. |
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