A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) // The training of teachers in the public policies of digital inclusion: the UCA-Erechim (RS) program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maltempi, Marcus Vinícius
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Richit, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2036
Resumo: Nesse artigo analisamos alguns aspectos do Programa Um Computador por Aluno (UCA), recentemente implantado na rede municipal de ensino de Erechim (RS), buscando apresentar reflexões sobre as possibilidades desse Programa à formação docente e lançando luzes para as implicações dessa formação nos processos de ensino e aprendizagem e na promoção da inclusão digital na escola pública. Nosso estudo sinaliza que a inclusão digital tornou-se desafio e compromisso no referido município, ao tempo que a formação tecnológica de professores é entendida como prioridade para que essa inclusão se concretize. O estudo mostra que mudanças estruturais e pedagógicas são vislumbradas pelos professores, os quais sugerem a necessidade de formação tecnológica contínua para que possam mudar suas práticas, e, ainda, que a inclusão digital é entendida pelos gestores e docentes como via para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, entendemos que o processo de inclusão digital precisa fomentar novas formas de conhecimento e participação social para professores e estudantes.
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spelling A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) // The training of teachers in the public policies of digital inclusion: the UCA-Erechim (RS) programNesse artigo analisamos alguns aspectos do Programa Um Computador por Aluno (UCA), recentemente implantado na rede municipal de ensino de Erechim (RS), buscando apresentar reflexões sobre as possibilidades desse Programa à formação docente e lançando luzes para as implicações dessa formação nos processos de ensino e aprendizagem e na promoção da inclusão digital na escola pública. Nosso estudo sinaliza que a inclusão digital tornou-se desafio e compromisso no referido município, ao tempo que a formação tecnológica de professores é entendida como prioridade para que essa inclusão se concretize. O estudo mostra que mudanças estruturais e pedagógicas são vislumbradas pelos professores, os quais sugerem a necessidade de formação tecnológica contínua para que possam mudar suas práticas, e, ainda, que a inclusão digital é entendida pelos gestores e docentes como via para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, entendemos que o processo de inclusão digital precisa fomentar novas formas de conhecimento e participação social para professores e estudantes. Universidade de Caxias do SulMaltempi, Marcus ViníciusRichit, Adriana2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2036Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 17-41CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 17-412178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2036/1199info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-20T12:57:42ZRevista
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