A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11 |
Resumo: | Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo. |
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A relação: os padres da Igreja com a educação antiga Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo.Universidade de Caxias do SulCorbellini, Pe. Vital2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 1CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 12178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11/10info:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-15T18:50:21ZRevista |
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Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo. |
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