A relação: os padres da Igreja com a educação antiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini, Pe. Vital
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11
Resumo:      Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo.
id UCS-3_398874b058a12d5607b9a60c2234b6a5
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A relação: os padres da Igreja com a educação antiga     Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo.Universidade de Caxias do SulCorbellini, Pe. Vital2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 1CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 12178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11/10info:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-15T18:50:21ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
title A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
spellingShingle A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
Corbellini, Pe. Vital
title_short A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
title_full A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
title_fullStr A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
title_full_unstemmed A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
title_sort A relação: os padres da Igreja com a educação antiga
author Corbellini, Pe. Vital
author_facet Corbellini, Pe. Vital
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini, Pe. Vital
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv      Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo.
description      Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as academias, porque se apontava essa instituição de modo que uma educação bemfundamentada ali era dada, pois se tratava de Ensino Superior. Os padres foram educados nesse sistema educacional, na retórica, último degrau no estudo, que os impulsionava a não só a bem falar ao público e a ter o domínio do saber, através dos argumentos, mas essa retórica servia para esclarecimento das coisas, na liturgia, na interpretação da Sagrada Escritura para o povo diante das heresias e na necessidade de dar respostas por parte da Igreja. O estudo favoreceu a elaboração de uma ideia e de uma educação para a vida e para o amor. Se os padres frequentavam escolas dos pagãos, com o tempo, elaboraram o valor da educação, a constituição de escolas próprias em vista da formação sacerdotal e escolas bíblicas e cristológicas. A seguir, damos uma visão de como os padres encararam a educação e de como a viveram em seu tempo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11/10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 1
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 1
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951911264256