Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des)encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: (des) meetings in the high school integrated with technical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Daniella de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jovanovic, Aleksandar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577
Resumo: : Recorre-se aqui à história, aos construtos teóricos e às políticas curriculares com vistas a apreender como o que é historicizado, almejado e prescrito (deveria) impacta(r) a materialização desse conjunto na elaboração da dimensão do planejamento de ensino do Componente Curricular Língua Estrangeira-Inglês (CCLEI) do Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMIT). Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como exploratório e descritivo (GIL, 1996) e faz uso das pesquisas bibliográfica e documental (CELLARD, 2008). No total, são analisados, qualitativa e quantitavamente (FLICK, 2009),  vinte e dois planos de cursos e quatorze ementários, os quais foram catalogados nos sítios eletrônicos de IFs. Os resultados da análise evidenciam que o EMIT 1) singulariza-se pelos fundamentos oriundos da concepção de educação onilateral e politécnica e de escola unitária, pelos fundamentos de currículo integrado e mostra-se inclinada a superar a dualidade histórica entre formação geral e formação profissional; 2) tem seus fundamentos hibridizados no âmbito das recentes políticas curriculares de modo que o horizonte da politecnia acaba ficando a cargo das próprias instituições que o adotarem e 3) e o CCLEI podem sincronizar-se caso os objetivos linguísticos e instrumentais se conjuguem com os objetivos educacionais (específicos) o que pode ser feito à luz abordagem de letramento crítico (BRASIL, 2006) integrada (ou não) às outras abordagens de ensino hegemônicas no Brasil.Palavras-chave: Ensino Médio. Educação profissional técnica. Educação politécnica. Língua estrangeira (inglês).
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spelling Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: (des)encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: (des) meetings in the high school integrated with technicalTrabalho e Educação; Ensino-aprendizagem : Recorre-se aqui à história, aos construtos teóricos e às políticas curriculares com vistas a apreender como o que é historicizado, almejado e prescrito (deveria) impacta(r) a materialização desse conjunto na elaboração da dimensão do planejamento de ensino do Componente Curricular Língua Estrangeira-Inglês (CCLEI) do Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMIT). Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como exploratório e descritivo (GIL, 1996) e faz uso das pesquisas bibliográfica e documental (CELLARD, 2008). No total, são analisados, qualitativa e quantitavamente (FLICK, 2009),  vinte e dois planos de cursos e quatorze ementários, os quais foram catalogados nos sítios eletrônicos de IFs. Os resultados da análise evidenciam que o EMIT 1) singulariza-se pelos fundamentos oriundos da concepção de educação onilateral e politécnica e de escola unitária, pelos fundamentos de currículo integrado e mostra-se inclinada a superar a dualidade histórica entre formação geral e formação profissional; 2) tem seus fundamentos hibridizados no âmbito das recentes políticas curriculares de modo que o horizonte da politecnia acaba ficando a cargo das próprias instituições que o adotarem e 3) e o CCLEI podem sincronizar-se caso os objetivos linguísticos e instrumentais se conjuguem com os objetivos educacionais (específicos) o que pode ser feito à luz abordagem de letramento crítico (BRASIL, 2006) integrada (ou não) às outras abordagens de ensino hegemônicas no Brasil.Palavras-chave: Ensino Médio. Educação profissional técnica. Educação politécnica. Língua estrangeira (inglês). Universidade de Caxias do SulCAPESBezerra, Daniella de SouzaJovanovic, Aleksandar2014-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 1; 101-118CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 1; 101-1182178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577/pdf_353info:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-17T18:09:11ZRevista
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Trabalho e Educação; Ensino-aprendizagem
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