A refutação da representação poética na estruturação da cidade
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade. |
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A refutação da representação poética na estruturação da cidadeFilosofia; Filosofia da Educação; EstéticaEste artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade.Universidade de Caxias do SulCAPES/FAPEMAFaçanha, Luciano da SilvaLeite, José Assunção FernandesCarvalho, Hernani Veloso2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037Conjectura: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 32-51CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 32-512178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037/pdfDireitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-26T10:14:32ZRevista |
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Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade. |
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