A refutação da representação poética na estruturação da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Façanha, Luciano da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, José Assunção Fernandes, Carvalho, Hernani Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037
Resumo: Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade.
id UCS-3_3f4a46baecb502f482eadd6f5fa480f0
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4037
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A refutação da representação poética na estruturação da cidadeFilosofia; Filosofia da Educação; EstéticaEste artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade.Universidade de Caxias do SulCAPES/FAPEMAFaçanha, Luciano da SilvaLeite, José Assunção FernandesCarvalho, Hernani Veloso2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037Conjectura: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 32-51CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 32-512178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037/pdfDireitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-26T10:14:32ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A refutação da representação poética na estruturação da cidade
title A refutação da representação poética na estruturação da cidade
spellingShingle A refutação da representação poética na estruturação da cidade
Façanha, Luciano da Silva
Filosofia; Filosofia da Educação; Estética
title_short A refutação da representação poética na estruturação da cidade
title_full A refutação da representação poética na estruturação da cidade
title_fullStr A refutação da representação poética na estruturação da cidade
title_full_unstemmed A refutação da representação poética na estruturação da cidade
title_sort A refutação da representação poética na estruturação da cidade
author Façanha, Luciano da Silva
author_facet Façanha, Luciano da Silva
Leite, José Assunção Fernandes
Carvalho, Hernani Veloso
author_role author
author2 Leite, José Assunção Fernandes
Carvalho, Hernani Veloso
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES/FAPEMA
dc.contributor.author.fl_str_mv Façanha, Luciano da Silva
Leite, José Assunção Fernandes
Carvalho, Hernani Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; Filosofia da Educação; Estética
topic Filosofia; Filosofia da Educação; Estética
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade.
description Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto. Palavras-chave: Poetas; República; Justiça; Linguagem; Verdade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 32-51
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22, n. 1; 32-51
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950453743616