Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lange do Amaral, Giana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martiarena de Olivera, Maria Augusta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/509
Resumo: A educação e as comemorações cívicas foram temas bastantediscutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas e os temas tratados nas páginas dessa publicação. Além disso, foram utilizados os Relatórios Intendenciais de 1914 e 1915, para que fosse realizada uma comparação entre os discursos antagônicos presentes na vida política de Pelotas, tendo em vista que o então intendente, Cypriano Corrêa Barcellos, estava vinculado ao PRR. Para a realização deste trabalho, fez uma revisão bibliográfica do tema educação cívica no Brasil, além de buscar subsídios para a análise deimpressos.
id UCS-3_409a9e6dfafa3f2f2615bc4efd4303f0
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/509
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)A educação e as comemorações cívicas foram temas bastantediscutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas e os temas tratados nas páginas dessa publicação. Além disso, foram utilizados os Relatórios Intendenciais de 1914 e 1915, para que fosse realizada uma comparação entre os discursos antagônicos presentes na vida política de Pelotas, tendo em vista que o então intendente, Cypriano Corrêa Barcellos, estava vinculado ao PRR. Para a realização deste trabalho, fez uma revisão bibliográfica do tema educação cívica no Brasil, além de buscar subsídios para a análise deimpressos.Universidade de Caxias do SulLange do Amaral, GianaMartiarena de Olivera, Maria Augusta2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/509Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/509/397info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-05T19:51:58ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
title Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
spellingShingle Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
Lange do Amaral, Giana
title_short Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
title_full Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
title_fullStr Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
title_full_unstemmed Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
title_sort Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915)
author Lange do Amaral, Giana
author_facet Lange do Amaral, Giana
Martiarena de Olivera, Maria Augusta
author_role author
author2 Martiarena de Olivera, Maria Augusta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lange do Amaral, Giana
Martiarena de Olivera, Maria Augusta
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A educação e as comemorações cívicas foram temas bastantediscutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas e os temas tratados nas páginas dessa publicação. Além disso, foram utilizados os Relatórios Intendenciais de 1914 e 1915, para que fosse realizada uma comparação entre os discursos antagônicos presentes na vida política de Pelotas, tendo em vista que o então intendente, Cypriano Corrêa Barcellos, estava vinculado ao PRR. Para a realização deste trabalho, fez uma revisão bibliográfica do tema educação cívica no Brasil, além de buscar subsídios para a análise deimpressos.
description A educação e as comemorações cívicas foram temas bastantediscutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas e os temas tratados nas páginas dessa publicação. Além disso, foram utilizados os Relatórios Intendenciais de 1914 e 1915, para que fosse realizada uma comparação entre os discursos antagônicos presentes na vida política de Pelotas, tendo em vista que o então intendente, Cypriano Corrêa Barcellos, estava vinculado ao PRR. Para a realização deste trabalho, fez uma revisão bibliográfica do tema educação cívica no Brasil, além de buscar subsídios para a análise deimpressos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/509
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/509/397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 3
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950493589504