Direitos humanos na educação: superar os desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franklin, Karen
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37
Resumo: Resumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy.
id UCS-3_437d188b48470130227eb90fe6da57e5
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/37
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Direitos humanos na educação: superar os desafiosResumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy.Universidade de Caxias do SulFranklin, Karen2010-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37/35info:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-19T18:17:33ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Direitos humanos na educação: superar os desafios
title Direitos humanos na educação: superar os desafios
spellingShingle Direitos humanos na educação: superar os desafios
Franklin, Karen
title_short Direitos humanos na educação: superar os desafios
title_full Direitos humanos na educação: superar os desafios
title_fullStr Direitos humanos na educação: superar os desafios
title_full_unstemmed Direitos humanos na educação: superar os desafios
title_sort Direitos humanos na educação: superar os desafios
author Franklin, Karen
author_facet Franklin, Karen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Franklin, Karen
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy.
description Resumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37/35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 3
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 3
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951810600960