Direitos humanos na educação: superar os desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37 |
Resumo: | Resumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy. |
id |
UCS-3_437d188b48470130227eb90fe6da57e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/37 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Direitos humanos na educação: superar os desafiosResumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy.Universidade de Caxias do SulFranklin, Karen2010-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37/35info:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-19T18:17:33ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
title |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
spellingShingle |
Direitos humanos na educação: superar os desafios Franklin, Karen |
title_short |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
title_full |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
title_fullStr |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
title_full_unstemmed |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
title_sort |
Direitos humanos na educação: superar os desafios |
author |
Franklin, Karen |
author_facet |
Franklin, Karen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franklin, Karen |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy. |
description |
Resumo:Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.Palavras-chave:Direitos humanos.Educação. Filosofia.Abstract:This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.Keywords:Human rights. Education.Philosophy. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 3 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 3 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951810600960 |