Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646 |
Resumo: | Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação. |
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Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educaçãoCartografia social. Experiência. Estética da Educação.Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação. Universidade de Caxias do SulDalmolin, Bernadete MariaPassos, Robert Filipe dosRibeiro, silvana2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/764610.18226/21784612.v25.dossie.10Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 171-186CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 171-1862178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646/pdfDireitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-07T22:03:20ZRevista |
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Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação. |
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