Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin, Bernadete Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Passos, Robert Filipe dos, Ribeiro, silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646
Resumo: Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.  
id UCS-3_4a692934e48ebc1eeeab10a79076b355
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7646
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educaçãoCartografia social. Experiência. Estética da Educação.Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.  Universidade de Caxias do SulDalmolin, Bernadete MariaPassos, Robert Filipe dosRibeiro, silvana2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/764610.18226/21784612.v25.dossie.10Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 171-186CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 171-1862178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646/pdfDireitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-07T22:03:20ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
title Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
spellingShingle Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
Dalmolin, Bernadete Maria
Cartografia social. Experiência. Estética da Educação.
title_short Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
title_full Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
title_fullStr Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
title_full_unstemmed Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
title_sort Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
author Dalmolin, Bernadete Maria
author_facet Dalmolin, Bernadete Maria
Passos, Robert Filipe dos
Ribeiro, silvana
author_role author
author2 Passos, Robert Filipe dos
Ribeiro, silvana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmolin, Bernadete Maria
Passos, Robert Filipe dos
Ribeiro, silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia social. Experiência. Estética da Educação.
topic Cartografia social. Experiência. Estética da Educação.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.  
description Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contextoda Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potenteneste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensãoestética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social écapaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussãoé apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema emquestão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciaisna sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646
10.18226/21784612.v25.dossie.10
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646
identifier_str_mv 10.18226/21784612.v25.dossie.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7646/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 171-186
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 171-186
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949683040256