Vamos cantar histórias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mury Bergmann, Leila
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: A. R. Torres, Maria Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/23
Resumo: Resumo Palavras-chave Abstract Keywords : Children’s literature. Music. Pedagogical practice: This article’s main purpose is to present a few possibilities of work with activities that involve pieces of children’s literature and music in the perspective of Children’s Education and first years of Primary School. As theoretical support, the paper presents several studies from authors such as Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006), Torres and Gallicchio (2004), among others who suggest developing activities of sound exploration through audition/appreciation and improvise/ sound editing from some texts and books of children’s literature. A conclusion has been reached that the proposal of activities transforming words in music enables readers to experiment different sounds to compose the soundtrack of stories. Besides, when selecting a diversified repertoire with several texts, possibilities are created to the students to tell, recount and sing varied stories, allowing, thus, the entrance of different social voices.: Literatura Infantil. Música. Prática pedagógica.: O objetivo maior deste artigo é o de apresentar algumas possibilidades de trabalho com atividades que envolvam obras de literatura infantil e músicas, na perspectiva da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Como suporte teórico, o trabalho apresenta diversos estudos de autores, tais como Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006),Torres e Gallicchio (2004) entre outros, que sugerem desenvolver atividades de exploração sonora através da audição/ apreciação e improvisação/sonorização a partir de alguns textos e de livros de literatura infantil. Constatou-se que a proposta de atividades, transformando palavras em músicas, possibilita interpelar os leitores a experimentarem diferentes sons para compor a trilha sonora de histórias. Além disso, ao selecionar um repertório diversificado com vários textos, criam-se possibilidades aos alunos para contarem, recontarem e cantarem variadas histórias, permitindo, dessa maneira, a entrada de diferentes vozes sociais.
id UCS-3_598a183f1615fec02126b21702548591
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/23
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Vamos cantar histórias?Resumo Palavras-chave Abstract Keywords : Children’s literature. Music. Pedagogical practice: This article’s main purpose is to present a few possibilities of work with activities that involve pieces of children’s literature and music in the perspective of Children’s Education and first years of Primary School. As theoretical support, the paper presents several studies from authors such as Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006), Torres and Gallicchio (2004), among others who suggest developing activities of sound exploration through audition/appreciation and improvise/ sound editing from some texts and books of children’s literature. A conclusion has been reached that the proposal of activities transforming words in music enables readers to experiment different sounds to compose the soundtrack of stories. Besides, when selecting a diversified repertoire with several texts, possibilities are created to the students to tell, recount and sing varied stories, allowing, thus, the entrance of different social voices.: Literatura Infantil. Música. Prática pedagógica.: O objetivo maior deste artigo é o de apresentar algumas possibilidades de trabalho com atividades que envolvam obras de literatura infantil e músicas, na perspectiva da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Como suporte teórico, o trabalho apresenta diversos estudos de autores, tais como Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006),Torres e Gallicchio (2004) entre outros, que sugerem desenvolver atividades de exploração sonora através da audição/ apreciação e improvisação/sonorização a partir de alguns textos e de livros de literatura infantil. Constatou-se que a proposta de atividades, transformando palavras em músicas, possibilita interpelar os leitores a experimentarem diferentes sons para compor a trilha sonora de histórias. Além disso, ao selecionar um repertório diversificado com vários textos, criam-se possibilidades aos alunos para contarem, recontarem e cantarem variadas histórias, permitindo, dessa maneira, a entrada de diferentes vozes sociais.Universidade de Caxias do SulMury Bergmann, LeilaA. R. Torres, Maria Cecília2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/23Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/23/22info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Vamos cantar histórias?
title Vamos cantar histórias?
spellingShingle Vamos cantar histórias?
Mury Bergmann, Leila
title_short Vamos cantar histórias?
title_full Vamos cantar histórias?
title_fullStr Vamos cantar histórias?
title_full_unstemmed Vamos cantar histórias?
title_sort Vamos cantar histórias?
author Mury Bergmann, Leila
author_facet Mury Bergmann, Leila
A. R. Torres, Maria Cecília
author_role author
author2 A. R. Torres, Maria Cecília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mury Bergmann, Leila
A. R. Torres, Maria Cecília
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Palavras-chave Abstract Keywords : Children’s literature. Music. Pedagogical practice: This article’s main purpose is to present a few possibilities of work with activities that involve pieces of children’s literature and music in the perspective of Children’s Education and first years of Primary School. As theoretical support, the paper presents several studies from authors such as Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006), Torres and Gallicchio (2004), among others who suggest developing activities of sound exploration through audition/appreciation and improvise/ sound editing from some texts and books of children’s literature. A conclusion has been reached that the proposal of activities transforming words in music enables readers to experiment different sounds to compose the soundtrack of stories. Besides, when selecting a diversified repertoire with several texts, possibilities are created to the students to tell, recount and sing varied stories, allowing, thus, the entrance of different social voices.: Literatura Infantil. Música. Prática pedagógica.: O objetivo maior deste artigo é o de apresentar algumas possibilidades de trabalho com atividades que envolvam obras de literatura infantil e músicas, na perspectiva da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Como suporte teórico, o trabalho apresenta diversos estudos de autores, tais como Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006),Torres e Gallicchio (2004) entre outros, que sugerem desenvolver atividades de exploração sonora através da audição/ apreciação e improvisação/sonorização a partir de alguns textos e de livros de literatura infantil. Constatou-se que a proposta de atividades, transformando palavras em músicas, possibilita interpelar os leitores a experimentarem diferentes sons para compor a trilha sonora de histórias. Além disso, ao selecionar um repertório diversificado com vários textos, criam-se possibilidades aos alunos para contarem, recontarem e cantarem variadas histórias, permitindo, dessa maneira, a entrada de diferentes vozes sociais.
description Resumo Palavras-chave Abstract Keywords : Children’s literature. Music. Pedagogical practice: This article’s main purpose is to present a few possibilities of work with activities that involve pieces of children’s literature and music in the perspective of Children’s Education and first years of Primary School. As theoretical support, the paper presents several studies from authors such as Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006), Torres and Gallicchio (2004), among others who suggest developing activities of sound exploration through audition/appreciation and improvise/ sound editing from some texts and books of children’s literature. A conclusion has been reached that the proposal of activities transforming words in music enables readers to experiment different sounds to compose the soundtrack of stories. Besides, when selecting a diversified repertoire with several texts, possibilities are created to the students to tell, recount and sing varied stories, allowing, thus, the entrance of different social voices.: Literatura Infantil. Música. Prática pedagógica.: O objetivo maior deste artigo é o de apresentar algumas possibilidades de trabalho com atividades que envolvam obras de literatura infantil e músicas, na perspectiva da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Como suporte teórico, o trabalho apresenta diversos estudos de autores, tais como Brito (2003), Ponso (2008), Souza (2006),Torres e Gallicchio (2004) entre outros, que sugerem desenvolver atividades de exploração sonora através da audição/ apreciação e improvisação/sonorização a partir de alguns textos e de livros de literatura infantil. Constatou-se que a proposta de atividades, transformando palavras em músicas, possibilita interpelar os leitores a experimentarem diferentes sons para compor a trilha sonora de histórias. Além disso, ao selecionar um repertório diversificado com vários textos, criam-se possibilidades aos alunos para contarem, recontarem e cantarem variadas histórias, permitindo, dessa maneira, a entrada de diferentes vozes sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/23
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/23/22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829952032899073