Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/521 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compartilhar fragmentosde uma experiência com Oficina de Escrita, que foi desenvolvida com crianças que estudam em escolas públicas, e estudar a relação dessa prática com a educação. Considerando alguns aspectos da literatura e da teoria da psicanálise (baseada nos autores Sigmund Freud e Jacques Lacan), o estudo aqui apresentado tem o propósito de aproximar ambas: leitura e escrita, a fim de examinar a noção de endereçamento implicada nos processos de escrita e nos processos de aprendizagem. Além disso, este artigo procura mostrar alguns dos efeitos do processo de escrita naquele que escreve |
id |
UCS-3_5aea5f94fbbd01b8074d5a53c783139b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/521 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderesO presente estudo tem por objetivo compartilhar fragmentosde uma experiência com Oficina de Escrita, que foi desenvolvida com crianças que estudam em escolas públicas, e estudar a relação dessa prática com a educação. Considerando alguns aspectos da literatura e da teoria da psicanálise (baseada nos autores Sigmund Freud e Jacques Lacan), o estudo aqui apresentado tem o propósito de aproximar ambas: leitura e escrita, a fim de examinar a noção de endereçamento implicada nos processos de escrita e nos processos de aprendizagem. Além disso, este artigo procura mostrar alguns dos efeitos do processo de escrita naquele que escreveUniversidade de Caxias do SulDe Bastiani Lange, Mariana2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/521Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/521/404info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-05T19:51:58ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
title |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
spellingShingle |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes De Bastiani Lange, Mariana |
title_short |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
title_full |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
title_fullStr |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
title_full_unstemmed |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
title_sort |
Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes |
author |
De Bastiani Lange, Mariana |
author_facet |
De Bastiani Lange, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bastiani Lange, Mariana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo tem por objetivo compartilhar fragmentosde uma experiência com Oficina de Escrita, que foi desenvolvida com crianças que estudam em escolas públicas, e estudar a relação dessa prática com a educação. Considerando alguns aspectos da literatura e da teoria da psicanálise (baseada nos autores Sigmund Freud e Jacques Lacan), o estudo aqui apresentado tem o propósito de aproximar ambas: leitura e escrita, a fim de examinar a noção de endereçamento implicada nos processos de escrita e nos processos de aprendizagem. Além disso, este artigo procura mostrar alguns dos efeitos do processo de escrita naquele que escreve |
description |
O presente estudo tem por objetivo compartilhar fragmentosde uma experiência com Oficina de Escrita, que foi desenvolvida com crianças que estudam em escolas públicas, e estudar a relação dessa prática com a educação. Considerando alguns aspectos da literatura e da teoria da psicanálise (baseada nos autores Sigmund Freud e Jacques Lacan), o estudo aqui apresentado tem o propósito de aproximar ambas: leitura e escrita, a fim de examinar a noção de endereçamento implicada nos processos de escrita e nos processos de aprendizagem. Além disso, este artigo procura mostrar alguns dos efeitos do processo de escrita naquele que escreve |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/521 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/521/404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 3 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 3 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950897291264 |