A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330 |
Resumo: | A Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema estão envolvidos num mundo da representação? Melhor dizendo, como é possível para a escola escapar do primado da representação? Para dar conta dessa questão, pode-se contar com a contribuição do pensamento de Gilles Deleuze, filósofo francês que fez do seu pensamento uma busca constante pela diferenciação, procurando a todo o momento romper com a supremacia da identidade frente à diferença. O texto apresentará um sistema de análise dividido em três partes: a primeira será uma tentativa de identificar, nos discursos educacionais contemporâneos, as possíveis aproximações com os estudos deleuzeanos; a segunda, um recorte em torno de como o filósofo aborda o tema da diferença e repetição e, em particular, com a apropriação dos conceitos nietzscheanos de eterno retorno e vontade de potência e a terceira, como o pensamento de Deleuze pode relacionar-se com as questões da diferença na Escola. |
id |
UCS-3_6dc99c5277b0f10e5f0938ea280873b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2330 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thoughtEducação; FilosofiaA Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema estão envolvidos num mundo da representação? Melhor dizendo, como é possível para a escola escapar do primado da representação? Para dar conta dessa questão, pode-se contar com a contribuição do pensamento de Gilles Deleuze, filósofo francês que fez do seu pensamento uma busca constante pela diferenciação, procurando a todo o momento romper com a supremacia da identidade frente à diferença. O texto apresentará um sistema de análise dividido em três partes: a primeira será uma tentativa de identificar, nos discursos educacionais contemporâneos, as possíveis aproximações com os estudos deleuzeanos; a segunda, um recorte em torno de como o filósofo aborda o tema da diferença e repetição e, em particular, com a apropriação dos conceitos nietzscheanos de eterno retorno e vontade de potência e a terceira, como o pensamento de Deleuze pode relacionar-se com as questões da diferença na Escola.Universidade de Caxias do SulSilva, Marcos Carneiro2014-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 1; 157-172CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 1; 157-1722178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330/pdf_230info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-01T00:24:47ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
title |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
spellingShingle |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought Silva, Marcos Carneiro Educação; Filosofia |
title_short |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
title_full |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
title_fullStr |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
title_full_unstemmed |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
title_sort |
A Escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deeluze // The school as a primacy of representation: contributions of the Gilles Deleuze’s thought |
author |
Silva, Marcos Carneiro |
author_facet |
Silva, Marcos Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Filosofia |
topic |
Educação; Filosofia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema estão envolvidos num mundo da representação? Melhor dizendo, como é possível para a escola escapar do primado da representação? Para dar conta dessa questão, pode-se contar com a contribuição do pensamento de Gilles Deleuze, filósofo francês que fez do seu pensamento uma busca constante pela diferenciação, procurando a todo o momento romper com a supremacia da identidade frente à diferença. O texto apresentará um sistema de análise dividido em três partes: a primeira será uma tentativa de identificar, nos discursos educacionais contemporâneos, as possíveis aproximações com os estudos deleuzeanos; a segunda, um recorte em torno de como o filósofo aborda o tema da diferença e repetição e, em particular, com a apropriação dos conceitos nietzscheanos de eterno retorno e vontade de potência e a terceira, como o pensamento de Deleuze pode relacionar-se com as questões da diferença na Escola. |
description |
A Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema estão envolvidos num mundo da representação? Melhor dizendo, como é possível para a escola escapar do primado da representação? Para dar conta dessa questão, pode-se contar com a contribuição do pensamento de Gilles Deleuze, filósofo francês que fez do seu pensamento uma busca constante pela diferenciação, procurando a todo o momento romper com a supremacia da identidade frente à diferença. O texto apresentará um sistema de análise dividido em três partes: a primeira será uma tentativa de identificar, nos discursos educacionais contemporâneos, as possíveis aproximações com os estudos deleuzeanos; a segunda, um recorte em torno de como o filósofo aborda o tema da diferença e repetição e, em particular, com a apropriação dos conceitos nietzscheanos de eterno retorno e vontade de potência e a terceira, como o pensamento de Deleuze pode relacionar-se com as questões da diferença na Escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330/pdf_230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 1; 157-172 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 1; 157-172 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950947622912 |