Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Flávia Brocchetto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rosa, Marcelo Prado Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918
Resumo: O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem?, a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, por meio de uma linguagem adequada à compreensão infantil, tornando, assim, este material uma importante alternativa de apoio ao professor do Ensino Fundamental para a introdução da ciência na infância.
id UCS-3_75933f9831f800d9b7e494375dfd35ba
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1918
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"Educação infantil; Educação em Ciências; EducaçãoO objetivo do estudo é analisar a série De onde vem?, a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, por meio de uma linguagem adequada à compreensão infantil, tornando, assim, este material uma importante alternativa de apoio ao professor do Ensino Fundamental para a introdução da ciência na infância.Universidade de Caxias do SulRamos, Flávia BrocchettoRosa, Marcelo Prado Amaral2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 41-59CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 41-592178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918/pdf_171info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-15T16:47:38ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
title Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
spellingShingle Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
Ramos, Flávia Brocchetto
Educação infantil; Educação em Ciências; Educação
title_short Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
title_full Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
title_fullStr Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
title_full_unstemmed Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
title_sort Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"
author Ramos, Flávia Brocchetto
author_facet Ramos, Flávia Brocchetto
Rosa, Marcelo Prado Amaral
author_role author
author2 Rosa, Marcelo Prado Amaral
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
Rosa, Marcelo Prado Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil; Educação em Ciências; Educação
topic Educação infantil; Educação em Ciências; Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem?, a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, por meio de uma linguagem adequada à compreensão infantil, tornando, assim, este material uma importante alternativa de apoio ao professor do Ensino Fundamental para a introdução da ciência na infância.
description O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem?, a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, por meio de uma linguagem adequada à compreensão infantil, tornando, assim, este material uma importante alternativa de apoio ao professor do Ensino Fundamental para a introdução da ciência na infância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918/pdf_171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 41-59
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 41-59
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950843813888