Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calmon Nabuco Lastória, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Perozzi da Silveira, Bruno, Rodeguero Stefanuto, Jéssica Raquel, Fleiria Pimenta, Juliana Carla, Duci, Juliana Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046
Resumo: O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educaçãoautorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxiseducativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.
id UCS-3_8bb67e7b542c360093d3f798313d963a
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2046
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological societyO presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educaçãoautorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxiseducativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.Universidade de Caxias do SulCalmon Nabuco Lastória, Luiz AntonioPerozzi da Silveira, BrunoRodeguero Stefanuto, Jéssica RaquelFleiria Pimenta, Juliana CarlaDuci, Juliana Rossi2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 164-178CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 164-1782178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046/1208info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-24T14:57:55ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
title Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
spellingShingle Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
Calmon Nabuco Lastória, Luiz Antonio
title_short Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
title_full Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
title_fullStr Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
title_full_unstemmed Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
title_sort Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society
author Calmon Nabuco Lastória, Luiz Antonio
author_facet Calmon Nabuco Lastória, Luiz Antonio
Perozzi da Silveira, Bruno
Rodeguero Stefanuto, Jéssica Raquel
Fleiria Pimenta, Juliana Carla
Duci, Juliana Rossi
author_role author
author2 Perozzi da Silveira, Bruno
Rodeguero Stefanuto, Jéssica Raquel
Fleiria Pimenta, Juliana Carla
Duci, Juliana Rossi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Calmon Nabuco Lastória, Luiz Antonio
Perozzi da Silveira, Bruno
Rodeguero Stefanuto, Jéssica Raquel
Fleiria Pimenta, Juliana Carla
Duci, Juliana Rossi
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educaçãoautorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxiseducativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.
description O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educaçãoautorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxiseducativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046/1208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 164-178
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 164-178
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950866882560