As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
DOI: | 10.18226/21784612.v26.e021049 |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10526 |
Resumo: | A lascividade dos discursos religiosos engendra uma capacidade estupefata de atrair e perverter os fiéis. Como únicos intérpretes do texto sagrado, a versão ortodoxa se apoia em um fundamentalismo que entorpece a capacidade crítica. Quem se atrever a dar outra interpretação passa a ser apontado como satânico. Uma das referências do fundamentalismo religioso está no pietismo europeu que, aos poucos, migra para os Estados Unidos. Mais recentemente, esse fundamentalismo religioso chega na América Latina. No Brasil, ele aparece sob a denominação de “igreja”, com distintas e variadas denominações. Atualmente, a noção de fundamentalismo abarca outros setores da vida social, política, cultural e econômica. No horizonte de uma economia neoliberal, “tudo”, ao menos implicitamente, se transforma em mercadoria. O triunfalismo do mercado passa a considerar a fé também um produto à la carte. O neoliberalismo é, então, a prospectiva para a concentração cada vez maior da riqueza, tornando a fé um instrumento que favorece uma minoria, cada vez mais avantajada. No caso do Brasil, a proliferação de “igrejas” consolida ainda mais as desigualdades sociais e econômicas. Palavras-chave: Religião. Sagrado. Fé. Empreendedorismo. Neoliberalismo. |
id |
UCS-3_8e82b427cdf29a96996292dadaf33669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/10526 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carteReligions and the neoliberal modus operandi: faith as an à la carte productA lascividade dos discursos religiosos engendra uma capacidade estupefata de atrair e perverter os fiéis. Como únicos intérpretes do texto sagrado, a versão ortodoxa se apoia em um fundamentalismo que entorpece a capacidade crítica. Quem se atrever a dar outra interpretação passa a ser apontado como satânico. Uma das referências do fundamentalismo religioso está no pietismo europeu que, aos poucos, migra para os Estados Unidos. Mais recentemente, esse fundamentalismo religioso chega na América Latina. No Brasil, ele aparece sob a denominação de “igreja”, com distintas e variadas denominações. Atualmente, a noção de fundamentalismo abarca outros setores da vida social, política, cultural e econômica. No horizonte de uma economia neoliberal, “tudo”, ao menos implicitamente, se transforma em mercadoria. O triunfalismo do mercado passa a considerar a fé também um produto à la carte. O neoliberalismo é, então, a prospectiva para a concentração cada vez maior da riqueza, tornando a fé um instrumento que favorece uma minoria, cada vez mais avantajada. No caso do Brasil, a proliferação de “igrejas” consolida ainda mais as desigualdades sociais e econômicas. Palavras-chave: Religião. Sagrado. Fé. Empreendedorismo. Neoliberalismo. The lasciviousness of religious discourses engenders an astonished capacity to attract and pervert the faithful. As the only interpreters of the sacred text, the orthodox version relies on a fundamentalism that dulls critical capacity. Anyone who dares to give another interpretation is considered satanic. One of the references of religious fundamentalism is European pietism, which gradually migrates to the United States. More recently, this religious fundamentalism has arrived in Latin America. In Brazil, it appears under the name “church”, with different and varied denominations. Currently, the notion of fundamentalism encompasses other sectors of social, political, cultural and economic life. On the horizon of a neoliberal economy, “everything”, at least implicitly, becomes a commodity. The triumphalism of the market now considers faith in an à la carte product. Neoliberalism is, then, the prospect for the increasing concentration of wealth, turning faith into an instrument that favors a minority, which is increasingly more advantageous. In the case of Brazil, the proliferation of “churches” further consolidates social and economic inequalities.Keywords: Religion. Sacred. Faith. Entrepreneurship. Neoliberalism. Universidade de Caxias do SulPizzi, Jovino2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1052610.18226/21784612.v26.e021049Conjectura: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021049CONJECTURA: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e0210492178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10526/pdfDireitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-06T12:13:38ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte Religions and the neoliberal modus operandi: faith as an à la carte product |
title |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte |
spellingShingle |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte Pizzi, Jovino Pizzi, Jovino |
title_short |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte |
title_full |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte |
title_fullStr |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte |
title_full_unstemmed |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte |
title_sort |
As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte |
author |
Pizzi, Jovino |
author_facet |
Pizzi, Jovino Pizzi, Jovino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzi, Jovino |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A lascividade dos discursos religiosos engendra uma capacidade estupefata de atrair e perverter os fiéis. Como únicos intérpretes do texto sagrado, a versão ortodoxa se apoia em um fundamentalismo que entorpece a capacidade crítica. Quem se atrever a dar outra interpretação passa a ser apontado como satânico. Uma das referências do fundamentalismo religioso está no pietismo europeu que, aos poucos, migra para os Estados Unidos. Mais recentemente, esse fundamentalismo religioso chega na América Latina. No Brasil, ele aparece sob a denominação de “igreja”, com distintas e variadas denominações. Atualmente, a noção de fundamentalismo abarca outros setores da vida social, política, cultural e econômica. No horizonte de uma economia neoliberal, “tudo”, ao menos implicitamente, se transforma em mercadoria. O triunfalismo do mercado passa a considerar a fé também um produto à la carte. O neoliberalismo é, então, a prospectiva para a concentração cada vez maior da riqueza, tornando a fé um instrumento que favorece uma minoria, cada vez mais avantajada. No caso do Brasil, a proliferação de “igrejas” consolida ainda mais as desigualdades sociais e econômicas. Palavras-chave: Religião. Sagrado. Fé. Empreendedorismo. Neoliberalismo. The lasciviousness of religious discourses engenders an astonished capacity to attract and pervert the faithful. As the only interpreters of the sacred text, the orthodox version relies on a fundamentalism that dulls critical capacity. Anyone who dares to give another interpretation is considered satanic. One of the references of religious fundamentalism is European pietism, which gradually migrates to the United States. More recently, this religious fundamentalism has arrived in Latin America. In Brazil, it appears under the name “church”, with different and varied denominations. Currently, the notion of fundamentalism encompasses other sectors of social, political, cultural and economic life. On the horizon of a neoliberal economy, “everything”, at least implicitly, becomes a commodity. The triumphalism of the market now considers faith in an à la carte product. Neoliberalism is, then, the prospect for the increasing concentration of wealth, turning faith into an instrument that favors a minority, which is increasingly more advantageous. In the case of Brazil, the proliferation of “churches” further consolidates social and economic inequalities.Keywords: Religion. Sacred. Faith. Entrepreneurship. Neoliberalism. |
description |
A lascividade dos discursos religiosos engendra uma capacidade estupefata de atrair e perverter os fiéis. Como únicos intérpretes do texto sagrado, a versão ortodoxa se apoia em um fundamentalismo que entorpece a capacidade crítica. Quem se atrever a dar outra interpretação passa a ser apontado como satânico. Uma das referências do fundamentalismo religioso está no pietismo europeu que, aos poucos, migra para os Estados Unidos. Mais recentemente, esse fundamentalismo religioso chega na América Latina. No Brasil, ele aparece sob a denominação de “igreja”, com distintas e variadas denominações. Atualmente, a noção de fundamentalismo abarca outros setores da vida social, política, cultural e econômica. No horizonte de uma economia neoliberal, “tudo”, ao menos implicitamente, se transforma em mercadoria. O triunfalismo do mercado passa a considerar a fé também um produto à la carte. O neoliberalismo é, então, a prospectiva para a concentração cada vez maior da riqueza, tornando a fé um instrumento que favorece uma minoria, cada vez mais avantajada. No caso do Brasil, a proliferação de “igrejas” consolida ainda mais as desigualdades sociais e econômicas. Palavras-chave: Religião. Sagrado. Fé. Empreendedorismo. Neoliberalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10526 10.18226/21784612.v26.e021049 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10526 |
identifier_str_mv |
10.18226/21784612.v26.e021049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10526/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021049 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 26 (2021): Dossiê: Religião e Política: perspectivas, tradições e desafios; e021049 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822101361655808000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18226/21784612.v26.e021049 |