Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1204
Resumo: O presente trabalho busca responder à indagação constante no seutítulo, visto que pouco se sabe sobre a adaptação literária no tocante aosgêneros textuais literários que são objetos desse processo. Em vista disso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica (CARVALHO, 2006) que possibilitou a configuração da adaptação literária como um fenômeno editorial da literatura infantil brasileira. A partir dos dados coletados, foi possível identificar os gêneros textuais inseridos no universo da narrativa literária, mais adaptados a crianças e jovens no Brasil: lenda, mito, epopeia, apólogo, tragédia, comédia, drama romântico, conto, novela e romance. Essa tipologia indicia uma diversidade de narrativas, o que propicia ao leitor em formação, via adaptação, a exposição a um leque variado de gêneros textuais, possibilitando compor um horizonte de expectativas, na acepção de Jauss (1994), bastante heterogêneo. Contudo, a ocorrência de tal variedade depende do processo de adaptação, uma vez que o adaptador pode interferir na estrutura da narrativa, alterando, por conseguinte, o gênero.
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