A máscara de Emílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolay, Deniz Alcione
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/182
Resumo:      Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de  Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ouseja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar aconstituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de todaa pedagogia moderna, pois supera as narrativas anteriores como a Didática magna, de Comenius. Em relação à moral, a obra de Rousseau instaura um novo momento na civilização ocidental, aquele que faz do ser infantil o sujeito cidadão da modernidade. Portanto, desenvolvese no artigo a textura de uma máscara que encontra na linguagem a fórmula pulsante de sua expressão.
id UCS-3_a4bed15fb50a7966b390d3c836e5a119
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/182
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A máscara de Emílio     Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de  Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ouseja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar aconstituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de todaa pedagogia moderna, pois supera as narrativas anteriores como a Didática magna, de Comenius. Em relação à moral, a obra de Rousseau instaura um novo momento na civilização ocidental, aquele que faz do ser infantil o sujeito cidadão da modernidade. Portanto, desenvolvese no artigo a textura de uma máscara que encontra na linguagem a fórmula pulsante de sua expressão.Universidade de Caxias do SulNicolay, Deniz Alcione2010-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/182Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 1CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 12178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/182/173info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-15T17:14:50ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A máscara de Emílio
title A máscara de Emílio
spellingShingle A máscara de Emílio
Nicolay, Deniz Alcione
title_short A máscara de Emílio
title_full A máscara de Emílio
title_fullStr A máscara de Emílio
title_full_unstemmed A máscara de Emílio
title_sort A máscara de Emílio
author Nicolay, Deniz Alcione
author_facet Nicolay, Deniz Alcione
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolay, Deniz Alcione
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv      Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de  Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ouseja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar aconstituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de todaa pedagogia moderna, pois supera as narrativas anteriores como a Didática magna, de Comenius. Em relação à moral, a obra de Rousseau instaura um novo momento na civilização ocidental, aquele que faz do ser infantil o sujeito cidadão da modernidade. Portanto, desenvolvese no artigo a textura de uma máscara que encontra na linguagem a fórmula pulsante de sua expressão.
description      Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de  Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ouseja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar aconstituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de todaa pedagogia moderna, pois supera as narrativas anteriores como a Didática magna, de Comenius. Em relação à moral, a obra de Rousseau instaura um novo momento na civilização ocidental, aquele que faz do ser infantil o sujeito cidadão da modernidade. Portanto, desenvolvese no artigo a textura de uma máscara que encontra na linguagem a fórmula pulsante de sua expressão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/182
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/182/173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 1
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 1
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950580621312