Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira de Souza, Renata
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18
Resumo: Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.
id UCS-3_b6576d0b905c4623e1e64e1779017ed6
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/18
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitorResumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.Universidade de Caxias do SulJunqueira de Souza, RenataGuizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18/17info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
title Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
spellingShingle Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
Junqueira de Souza, Renata
title_short Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
title_full Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
title_fullStr Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
title_full_unstemmed Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
title_sort Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
author Junqueira de Souza, Renata
author_facet Junqueira de Souza, Renata
Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella
author_role author
author2 Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira de Souza, Renata
Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.
description Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951874564096