Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18 |
Resumo: | Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola. |
id |
UCS-3_b6576d0b905c4623e1e64e1779017ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/18 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitorResumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.Universidade de Caxias do SulJunqueira de Souza, RenataGuizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18/17info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
title |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
spellingShingle |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor Junqueira de Souza, Renata |
title_short |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
title_full |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
title_fullStr |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
title_full_unstemmed |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
title_sort |
Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor |
author |
Junqueira de Souza, Renata |
author_facet |
Junqueira de Souza, Renata Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella |
author_role |
author |
author2 |
Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira de Souza, Renata Guizelim Simões Girotto, Cyntia Graziella |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola. |
description |
Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training.We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where literary reading and how it has been addressed in the school.: Ensino da leitura. Ensino da literatura. Práticas de leitura. Formação de professores.Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Trata-se da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/18/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951874564096 |