Jogos eletrônicos e aspectos morais: a borda entre o virtual e o atual // Electronic games and moral aspects: the border between virtual and actual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2041 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos relacionados à virtualização e à liberdade presentes nos jogos eletrônicos que se configuram como novos espaços de vivências, interação e subjetivação. Para tanto, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadoresestabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que os jogos eletrônicos como espaços virtuais permitem lidar com a noção de tempode forma diferenciada, aumentam o grau de liberdade e flexibilizam aspectos morais, trazendo à tona a noção de ciberética. |
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Jogos eletrônicos e aspectos morais: a borda entre o virtual e o atual // Electronic games and moral aspects: the border between virtual and actualEste trabalho tem como objetivo discutir aspectos relacionados à virtualização e à liberdade presentes nos jogos eletrônicos que se configuram como novos espaços de vivências, interação e subjetivação. Para tanto, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadoresestabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que os jogos eletrônicos como espaços virtuais permitem lidar com a noção de tempode forma diferenciada, aumentam o grau de liberdade e flexibilizam aspectos morais, trazendo à tona a noção de ciberética.Universidade de Caxias do SulKarine Ramos, Daniela2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2041Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 105-119CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 105-1192178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2041/1204info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-24T14:57:55ZRevista |
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Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos relacionados à virtualização e à liberdade presentes nos jogos eletrônicos que se configuram como novos espaços de vivências, interação e subjetivação. Para tanto, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadoresestabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que os jogos eletrônicos como espaços virtuais permitem lidar com a noção de tempode forma diferenciada, aumentam o grau de liberdade e flexibilizam aspectos morais, trazendo à tona a noção de ciberética. |
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