Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16 |
Resumo: | Resumo: Palavras-chave: Abstract: In the educational context, the articulation between theory and practice finds a timely resource in pedagogical workshops. This article characterizes the pedagogical workshop as a means of building up knowledge based on action and reflection and briefly reports on an experience with a workshop offered to teachers of the Local Reaching Net. The workshop results suggest that this technique is quite efficient in teacher continuing development.Keywords: Pedagogical workshops.Theory and practice. Action and reflection. Previous knowledge. Collective construction. Projects implementationOficinas pedagógicas. Teoria e prática. Ação e reflexão. Conhecimento prévio. Construção coletiva. Execução de projetos. No âmbito educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relata sucintamente uma experiência de oficinas oferecidas a professores da Rede Municipal de Ensino. O resultado das oficinas sugere ser essa técnica bastante eficaz na formação continuada de professores. |
id |
UCS-3_c385df978d52fc0b8d137fa1fa4ca1da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/16 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiênciaResumo: Palavras-chave: Abstract: In the educational context, the articulation between theory and practice finds a timely resource in pedagogical workshops. This article characterizes the pedagogical workshop as a means of building up knowledge based on action and reflection and briefly reports on an experience with a workshop offered to teachers of the Local Reaching Net. The workshop results suggest that this technique is quite efficient in teacher continuing development.Keywords: Pedagogical workshops.Theory and practice. Action and reflection. Previous knowledge. Collective construction. Projects implementationOficinas pedagógicas. Teoria e prática. Ação e reflexão. Conhecimento prévio. Construção coletiva. Execução de projetos. No âmbito educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relata sucintamente uma experiência de oficinas oferecidas a professores da Rede Municipal de Ensino. O resultado das oficinas sugere ser essa técnica bastante eficaz na formação continuada de professores. Universidade de Caxias do SulSoldatelli Paviani, Neires Maria2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16/15info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
title |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
spellingShingle |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência Soldatelli Paviani, Neires Maria |
title_short |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
title_full |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
title_fullStr |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
title_sort |
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência |
author |
Soldatelli Paviani, Neires Maria |
author_facet |
Soldatelli Paviani, Neires Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soldatelli Paviani, Neires Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Palavras-chave: Abstract: In the educational context, the articulation between theory and practice finds a timely resource in pedagogical workshops. This article characterizes the pedagogical workshop as a means of building up knowledge based on action and reflection and briefly reports on an experience with a workshop offered to teachers of the Local Reaching Net. The workshop results suggest that this technique is quite efficient in teacher continuing development.Keywords: Pedagogical workshops.Theory and practice. Action and reflection. Previous knowledge. Collective construction. Projects implementationOficinas pedagógicas. Teoria e prática. Ação e reflexão. Conhecimento prévio. Construção coletiva. Execução de projetos. No âmbito educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relata sucintamente uma experiência de oficinas oferecidas a professores da Rede Municipal de Ensino. O resultado das oficinas sugere ser essa técnica bastante eficaz na formação continuada de professores. |
description |
Resumo: Palavras-chave: Abstract: In the educational context, the articulation between theory and practice finds a timely resource in pedagogical workshops. This article characterizes the pedagogical workshop as a means of building up knowledge based on action and reflection and briefly reports on an experience with a workshop offered to teachers of the Local Reaching Net. The workshop results suggest that this technique is quite efficient in teacher continuing development.Keywords: Pedagogical workshops.Theory and practice. Action and reflection. Previous knowledge. Collective construction. Projects implementationOficinas pedagógicas. Teoria e prática. Ação e reflexão. Conhecimento prévio. Construção coletiva. Execução de projetos. No âmbito educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relata sucintamente uma experiência de oficinas oferecidas a professores da Rede Municipal de Ensino. O resultado das oficinas sugere ser essa técnica bastante eficaz na formação continuada de professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949654728704 |