Diálogo: fusão de horizontes - para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica // Dialogue : fusion of horizons - for Gadamerian foundation of pedagogical anthropology
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3916 |
Resumo: | A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmotempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.Palavras-chave: Diálogo. Antropologia pedagógica. Christoph Wulf. Gadamer. |
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Diálogo: fusão de horizontes - para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica // Dialogue : fusion of horizons - for Gadamerian foundation of pedagogical anthropologyA pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmotempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.Palavras-chave: Diálogo. Antropologia pedagógica. Christoph Wulf. Gadamer.Universidade de Caxias do SulArbelaez Cardona, Teresa2016-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3916Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 1; 46-62CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 1; 46-622178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3916/pdf_537info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T13:56:39ZRevista |
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A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmotempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.Palavras-chave: Diálogo. Antropologia pedagógica. Christoph Wulf. Gadamer. |
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