Mais que um bonde, uma família: grupos de risco, EJA e identidades juvenis // More than a “bonde”, a family: risk groups, EJA and young people’s identities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2579 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre grupos de risco, educação de jovens e adultos (EJA) e identidades juvenis. Objetiva produzir uma narrativa sobre a possível relação entre a inclusão precária, a violência e a pressão do cotidiano com a participação de jovens da EJA em gruposjuvenis denominados bondes. O substrato empírico compõe-se de registros etnográficos do cotidiano juvenil em ambiente escolar e, de modo especial, considera as narrativas de quatro jovens matriculados na modalidade EJA de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul. Através da vozdos jovens da EJA e participantes dos bondes, procura compreender as interfaces desta modalidade de ensino com as culturas juvenis. Descreve percursos, sonhos e frustrações presentes nas narrativas dos entrevistados, oportunizadas por meio de entrevistas em profundidade. Os referenciais teóricos para as reflexões construídas buscam sustentação em: Miriam Abramovay, Glória Diógenes, Nilda Stecanela, Alberto Melucci, Juarez Dayrel, entre outros. |
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Mais que um bonde, uma família: grupos de risco, EJA e identidades juvenis // More than a “bonde”, a family: risk groups, EJA and young people’s identitiesEducação; Educação de Jovens e Adultos; Sociologia da Juventude.Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre grupos de risco, educação de jovens e adultos (EJA) e identidades juvenis. Objetiva produzir uma narrativa sobre a possível relação entre a inclusão precária, a violência e a pressão do cotidiano com a participação de jovens da EJA em gruposjuvenis denominados bondes. O substrato empírico compõe-se de registros etnográficos do cotidiano juvenil em ambiente escolar e, de modo especial, considera as narrativas de quatro jovens matriculados na modalidade EJA de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul. Através da vozdos jovens da EJA e participantes dos bondes, procura compreender as interfaces desta modalidade de ensino com as culturas juvenis. Descreve percursos, sonhos e frustrações presentes nas narrativas dos entrevistados, oportunizadas por meio de entrevistas em profundidade. Os referenciais teóricos para as reflexões construídas buscam sustentação em: Miriam Abramovay, Glória Diógenes, Nilda Stecanela, Alberto Melucci, Juarez Dayrel, entre outros.Universidade de Caxias do SulMinistério da Educação. Edital 02/2010Stecanela, NildaBarros, Paola Monteiro de2014-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2579Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 120-146CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 120-1462178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2579/pdf_247info:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-26T12:56:03ZRevista |
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