Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustsack, Felipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102
Resumo: As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem.
id UCS-3_e6f8ea21fcc964e7330c5d0179b44cc7
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2102
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in trainingEducação; Educação e Linguagem. As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem.Universidade de Caxias do SulCNPq - Edital MCT/CNPq 02/2009Gustsack, Felipe2013-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 107-123CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 107-1232178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102/pdf_175info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-15T16:47:38ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
title Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
spellingShingle Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
Gustsack, Felipe
Educação; Educação e Linguagem.
title_short Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
title_full Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
title_fullStr Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
title_full_unstemmed Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
title_sort Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
author Gustsack, Felipe
author_facet Gustsack, Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq - Edital MCT/CNPq 02/2009
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustsack, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação e Linguagem.
topic Educação; Educação e Linguagem.
dc.description.none.fl_txt_mv As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem.
description As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102/pdf_175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 107-123
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 107-123
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949612785664