Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102 |
Resumo: | As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem. |
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Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in trainingEducação; Educação e Linguagem. As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem.Universidade de Caxias do SulCNPq - Edital MCT/CNPq 02/2009Gustsack, Felipe2013-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 107-123CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 3; 107-1232178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2102/pdf_175info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-15T16:47:38ZRevista |
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As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a educação, concebida como ação dialógica intencional, que desenvolvemos seguindo interações organizadas de maneira que vivenciando seu itinerário aprendemos a ser-conhecer quem somos e ao mundo. Observações iniciais mostram que a escrita, independentemente do nível de ensino, configurou-se como um ‘problema’ que persiste, redundando em lamentações recorrentes na passagem dos estudantes pelas salas de aula. Considerando isto, tenho trabalhado, juntamente com bolsistas de pesquisa, com oficinas de escrita como estratégias de pesquisa e de aprendizagem. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas com a participação de professoras em formação, segundo a metodologia sociopoética (GAUTHIER, 2001). Alguns resultados mostram que as aprendizagens da escrita, ainda hoje, se mantêm atreladas a atividades artificializadas pelas práticas pedagógicas, sendo que as mesmas inviabilizam uma articulação da escrita com os modos de ser e viver. Palavras-chave: formação de professoras, educação básica, linguagens, escrita, aprendizagem. |
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