Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/34 |
Resumo: | Resumo:O artigo visa a refletir sobre a intriga entre ética e alteridade a partir do Enigma do Rosto do outro. Parte-se do fato de que a visitação do rosto inaugura uma sabedoria mais antiga e mais original do que a do saber e do pensamento provenientes da razão. A partir da relação com o outro e da sabedoria que nasce desse encontro, assiste-se à transformação da semântica da palavra ética. Essa transformação, por sua vez, repercute sobre o significado da educação e da prática que a acompanha. Do mesmo modo, o conteúdo da ética da alteridade associado à Lição do Rosto veicula uma nova concepção de paz. Na tentativa de articular ética e educação à filosofia da alteridade, a paz se propugna como cuidado e responsabilidade pelooutro, bem como justiça e equidade em relação ao terceiro. No contexto da cultura contemporânea, marcada pelo advento da sociedade de indivíduos, a paz se constrói como solidariedade contra a exacerbação do individualismo. Palavras-chaves: Ética. Educação. Alteridade. Linguagem. Sabedoria.Abstract:Taking as starting point the face of the other as enigma, this article considers the "intrigue" (entwinement) of ethics and alterity. In this sense, the visitation of the face inaugurates a wisdom that is older and more original than the wisdom obtained by means of reason, i.e., by knowing or thinking. Based on the relation with the other and on the wisdom originated by this encounter, we observe the transformation of the semantics of the word "ethics". On its turn, this transformation has an impact on the meaning of education and also on the meaning of the practice that accompanies education. In the same way, when associated with the Lesson provided by the Face, the content of lterity ethics conveys a new conception of peace. In the attempt of articulating ethics and education with the philosophy of alterity, peace asserts itself as care and responsibility towards the other, and also as justice and equity towards the third one. In the context of contemporary culture, marked by the rising of a society of individuals, peace is built up as solidarity against the exacerbation of individualism. Keywords: Ethics. Education. Alterity.Language. Wisdom. |
id |
UCS-3_ef838852b96c05176a850254c0ca74f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/34 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da pazResumo:O artigo visa a refletir sobre a intriga entre ética e alteridade a partir do Enigma do Rosto do outro. Parte-se do fato de que a visitação do rosto inaugura uma sabedoria mais antiga e mais original do que a do saber e do pensamento provenientes da razão. A partir da relação com o outro e da sabedoria que nasce desse encontro, assiste-se à transformação da semântica da palavra ética. Essa transformação, por sua vez, repercute sobre o significado da educação e da prática que a acompanha. Do mesmo modo, o conteúdo da ética da alteridade associado à Lição do Rosto veicula uma nova concepção de paz. Na tentativa de articular ética e educação à filosofia da alteridade, a paz se propugna como cuidado e responsabilidade pelooutro, bem como justiça e equidade em relação ao terceiro. No contexto da cultura contemporânea, marcada pelo advento da sociedade de indivíduos, a paz se constrói como solidariedade contra a exacerbação do individualismo. Palavras-chaves: Ética. Educação. Alteridade. Linguagem. Sabedoria.Abstract:Taking as starting point the face of the other as enigma, this article considers the "intrigue" (entwinement) of ethics and alterity. In this sense, the visitation of the face inaugurates a wisdom that is older and more original than the wisdom obtained by means of reason, i.e., by knowing or thinking. Based on the relation with the other and on the wisdom originated by this encounter, we observe the transformation of the semantics of the word "ethics". On its turn, this transformation has an impact on the meaning of education and also on the meaning of the practice that accompanies education. In the same way, when associated with the Lesson provided by the Face, the content of lterity ethics conveys a new conception of peace. In the attempt of articulating ethics and education with the philosophy of alterity, peace asserts itself as care and responsibility towards the other, and also as justice and equity towards the third one. In the context of contemporary culture, marked by the rising of a society of individuals, peace is built up as solidarity against the exacerbation of individualism. Keywords: Ethics. Education. Alterity.Language. Wisdom.Universidade de Caxias do SulRibeiro Júnior, Nilo2010-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/34Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 3CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 32178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/34/32info:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-19T18:17:33ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
title |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
spellingShingle |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz Ribeiro Júnior, Nilo |
title_short |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
title_full |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
title_fullStr |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
title_full_unstemmed |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
title_sort |
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz |
author |
Ribeiro Júnior, Nilo |
author_facet |
Ribeiro Júnior, Nilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Júnior, Nilo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo:O artigo visa a refletir sobre a intriga entre ética e alteridade a partir do Enigma do Rosto do outro. Parte-se do fato de que a visitação do rosto inaugura uma sabedoria mais antiga e mais original do que a do saber e do pensamento provenientes da razão. A partir da relação com o outro e da sabedoria que nasce desse encontro, assiste-se à transformação da semântica da palavra ética. Essa transformação, por sua vez, repercute sobre o significado da educação e da prática que a acompanha. Do mesmo modo, o conteúdo da ética da alteridade associado à Lição do Rosto veicula uma nova concepção de paz. Na tentativa de articular ética e educação à filosofia da alteridade, a paz se propugna como cuidado e responsabilidade pelooutro, bem como justiça e equidade em relação ao terceiro. No contexto da cultura contemporânea, marcada pelo advento da sociedade de indivíduos, a paz se constrói como solidariedade contra a exacerbação do individualismo. Palavras-chaves: Ética. Educação. Alteridade. Linguagem. Sabedoria.Abstract:Taking as starting point the face of the other as enigma, this article considers the "intrigue" (entwinement) of ethics and alterity. In this sense, the visitation of the face inaugurates a wisdom that is older and more original than the wisdom obtained by means of reason, i.e., by knowing or thinking. Based on the relation with the other and on the wisdom originated by this encounter, we observe the transformation of the semantics of the word "ethics". On its turn, this transformation has an impact on the meaning of education and also on the meaning of the practice that accompanies education. In the same way, when associated with the Lesson provided by the Face, the content of lterity ethics conveys a new conception of peace. In the attempt of articulating ethics and education with the philosophy of alterity, peace asserts itself as care and responsibility towards the other, and also as justice and equity towards the third one. In the context of contemporary culture, marked by the rising of a society of individuals, peace is built up as solidarity against the exacerbation of individualism. Keywords: Ethics. Education. Alterity.Language. Wisdom. |
description |
Resumo:O artigo visa a refletir sobre a intriga entre ética e alteridade a partir do Enigma do Rosto do outro. Parte-se do fato de que a visitação do rosto inaugura uma sabedoria mais antiga e mais original do que a do saber e do pensamento provenientes da razão. A partir da relação com o outro e da sabedoria que nasce desse encontro, assiste-se à transformação da semântica da palavra ética. Essa transformação, por sua vez, repercute sobre o significado da educação e da prática que a acompanha. Do mesmo modo, o conteúdo da ética da alteridade associado à Lição do Rosto veicula uma nova concepção de paz. Na tentativa de articular ética e educação à filosofia da alteridade, a paz se propugna como cuidado e responsabilidade pelooutro, bem como justiça e equidade em relação ao terceiro. No contexto da cultura contemporânea, marcada pelo advento da sociedade de indivíduos, a paz se constrói como solidariedade contra a exacerbação do individualismo. Palavras-chaves: Ética. Educação. Alteridade. Linguagem. Sabedoria.Abstract:Taking as starting point the face of the other as enigma, this article considers the "intrigue" (entwinement) of ethics and alterity. In this sense, the visitation of the face inaugurates a wisdom that is older and more original than the wisdom obtained by means of reason, i.e., by knowing or thinking. Based on the relation with the other and on the wisdom originated by this encounter, we observe the transformation of the semantics of the word "ethics". On its turn, this transformation has an impact on the meaning of education and also on the meaning of the practice that accompanies education. In the same way, when associated with the Lesson provided by the Face, the content of lterity ethics conveys a new conception of peace. In the attempt of articulating ethics and education with the philosophy of alterity, peace asserts itself as care and responsibility towards the other, and also as justice and equity towards the third one. In the context of contemporary culture, marked by the rising of a society of individuals, peace is built up as solidarity against the exacerbation of individualism. Keywords: Ethics. Education. Alterity.Language. Wisdom. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/34 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/34/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 3 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 3 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950514561024 |