Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnabosco, Gislaine Gracia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14
Resumo: Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Digital genres. Hypertext. Reading. Writing. Internet.The introduction of new media, dynamics and in constant transformation, revealed the great delay and difficulty that schools have to upgrade themselves and keep pace with modernity. On this basis, this paper discusses some changes that the Internet brought to link reading and writing and how digital genres could be used for teaching critical reading and production of text more contextualized. To this end, we emphasize the importance of developing a digital literacy that enables students and teachers in the use of media tools so that they can be an interactive reading-writing, as well as a tool for exploratory attitude that encourages development and expansion of the discursive competence of students. : Gêneros digitais. Hipertexto. Leitura. Escrita. Internet.A introdução de novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanente transformação revelou o grande atraso do ensino escolar e a dificuldade que esse tem de se atualizar e acompanhar o ritmo da modernidade. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir algumas transformações que a internet trouxe para a relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados visando a um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada. Para tal, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos na utilização dessas ferramentas midiáticas de forma que essas possam ser um instrumento interativo de escrita-leitura, bem como um instrumento de atitude exploratória que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.
id UCS-3_f4df0e1584d2216257a4af87f471a1a5
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/14
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Digital genres. Hypertext. Reading. Writing. Internet.The introduction of new media, dynamics and in constant transformation, revealed the great delay and difficulty that schools have to upgrade themselves and keep pace with modernity. On this basis, this paper discusses some changes that the Internet brought to link reading and writing and how digital genres could be used for teaching critical reading and production of text more contextualized. To this end, we emphasize the importance of developing a digital literacy that enables students and teachers in the use of media tools so that they can be an interactive reading-writing, as well as a tool for exploratory attitude that encourages development and expansion of the discursive competence of students. : Gêneros digitais. Hipertexto. Leitura. Escrita. Internet.A introdução de novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanente transformação revelou o grande atraso do ensino escolar e a dificuldade que esse tem de se atualizar e acompanhar o ritmo da modernidade. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir algumas transformações que a internet trouxe para a relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados visando a um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada. Para tal, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos na utilização dessas ferramentas midiáticas de forma que essas possam ser um instrumento interativo de escrita-leitura, bem como um instrumento de atitude exploratória que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.Universidade de Caxias do SulMagnabosco, Gislaine Gracia2010-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14/13info:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-28T19:14:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
title Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
spellingShingle Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
Magnabosco, Gislaine Gracia
title_short Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
title_full Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
title_fullStr Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
title_full_unstemmed Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
title_sort Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever?
author Magnabosco, Gislaine Gracia
author_facet Magnabosco, Gislaine Gracia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnabosco, Gislaine Gracia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Digital genres. Hypertext. Reading. Writing. Internet.The introduction of new media, dynamics and in constant transformation, revealed the great delay and difficulty that schools have to upgrade themselves and keep pace with modernity. On this basis, this paper discusses some changes that the Internet brought to link reading and writing and how digital genres could be used for teaching critical reading and production of text more contextualized. To this end, we emphasize the importance of developing a digital literacy that enables students and teachers in the use of media tools so that they can be an interactive reading-writing, as well as a tool for exploratory attitude that encourages development and expansion of the discursive competence of students. : Gêneros digitais. Hipertexto. Leitura. Escrita. Internet.A introdução de novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanente transformação revelou o grande atraso do ensino escolar e a dificuldade que esse tem de se atualizar e acompanhar o ritmo da modernidade. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir algumas transformações que a internet trouxe para a relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados visando a um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada. Para tal, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos na utilização dessas ferramentas midiáticas de forma que essas possam ser um instrumento interativo de escrita-leitura, bem como um instrumento de atitude exploratória que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.
description Resumo: Palavras-chave Abstract: Keywords : Digital genres. Hypertext. Reading. Writing. Internet.The introduction of new media, dynamics and in constant transformation, revealed the great delay and difficulty that schools have to upgrade themselves and keep pace with modernity. On this basis, this paper discusses some changes that the Internet brought to link reading and writing and how digital genres could be used for teaching critical reading and production of text more contextualized. To this end, we emphasize the importance of developing a digital literacy that enables students and teachers in the use of media tools so that they can be an interactive reading-writing, as well as a tool for exploratory attitude that encourages development and expansion of the discursive competence of students. : Gêneros digitais. Hipertexto. Leitura. Escrita. Internet.A introdução de novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanente transformação revelou o grande atraso do ensino escolar e a dificuldade que esse tem de se atualizar e acompanhar o ritmo da modernidade. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir algumas transformações que a internet trouxe para a relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados visando a um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada. Para tal, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos na utilização dessas ferramentas midiáticas de forma que essas possam ser um instrumento interativo de escrita-leitura, bem como um instrumento de atitude exploratória que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14/13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 14, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 14, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949481713664