Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Maria José de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Morais, Maria José da Silva, Santos, Jocyléia Santana dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485
Resumo: Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.
id UCS-3_fbebbe0d68ae6dad5a2fd9c7af96bb07
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2485
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education processEducaçãoEste artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.Universidade de Caxias do SulPinho, Maria José deMorais, Maria José da SilvaSantos, Jocyléia Santana dos2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-150CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-1502178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485/pdf_427info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T13:36:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
title Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
spellingShingle Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
Pinho, Maria José de
Educação
title_short Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
title_full Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
title_fullStr Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
title_full_unstemmed Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
title_sort Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
author Pinho, Maria José de
author_facet Pinho, Maria José de
Morais, Maria José da Silva
Santos, Jocyléia Santana dos
author_role author
author2 Morais, Maria José da Silva
Santos, Jocyléia Santana dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Maria José de
Morais, Maria José da Silva
Santos, Jocyléia Santana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.
description Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485/pdf_427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-150
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-150
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950431723520