Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485 |
Resumo: | Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral. |
id |
UCS-3_fbebbe0d68ae6dad5a2fd9c7af96bb07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2485 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education processEducaçãoEste artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.Universidade de Caxias do SulPinho, Maria José deMorais, Maria José da SilvaSantos, Jocyléia Santana dos2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-150CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-1502178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485/pdf_427info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T13:36:46ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
title |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
spellingShingle |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process Pinho, Maria José de Educação |
title_short |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
title_full |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
title_fullStr |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
title_full_unstemmed |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
title_sort |
Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process |
author |
Pinho, Maria José de |
author_facet |
Pinho, Maria José de Morais, Maria José da Silva Santos, Jocyléia Santana dos |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Maria José da Silva Santos, Jocyléia Santana dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Maria José de Morais, Maria José da Silva Santos, Jocyléia Santana dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral. |
description |
Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional. Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2485/pdf_427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-150 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 129-150 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950431723520 |