A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Benedito Edson Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lacerda, Alan Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469
Resumo: Neste artigo pretende-se analisar como a comunicação na sala de aula de matemática em uma tarefa exploratório-investigativa pode fomentar no processo de ensino e de aprendizagem. Utilizamos as perspectivas de alguns autores, tais como: Ponte (2000; 2003; 2014); Menezes (1999); Alro e Skovsmose (2010); Martinho (2007); Guerreiro (2015) para a realização da tarefa. A tarefa exploratória-investigativa foi realizada com doze alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola do município de Breves-PA. O estudo proporcionou aos alunos a explorarem seus conhecimentos matemáticos para calcular quantas calorias que gastavam por dia por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Posteriormente, foram levados a exporem os seus resultados perante a turma e desafiados constantemente através de perguntas. Durante a tarefa buscamos identificar as perguntas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta do TMB. Os resultados mostraram que mesmo com a falta de recursos, a comunicação na aula de matemática é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem dos estudos das calorias e na interação entre professor-aluno e aluno-aluno e estes, formularam perguntas, encontraram novos significados e construíram novas conjecturas.
id UCS-4_01b0f123d11fbed4210cfdfa42d3cd6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2469
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basalComunicação MatemáticaTarefa Exploratória-InvestigativaNeste artigo pretende-se analisar como a comunicação na sala de aula de matemática em uma tarefa exploratório-investigativa pode fomentar no processo de ensino e de aprendizagem. Utilizamos as perspectivas de alguns autores, tais como: Ponte (2000; 2003; 2014); Menezes (1999); Alro e Skovsmose (2010); Martinho (2007); Guerreiro (2015) para a realização da tarefa. A tarefa exploratória-investigativa foi realizada com doze alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola do município de Breves-PA. O estudo proporcionou aos alunos a explorarem seus conhecimentos matemáticos para calcular quantas calorias que gastavam por dia por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Posteriormente, foram levados a exporem os seus resultados perante a turma e desafiados constantemente através de perguntas. Durante a tarefa buscamos identificar as perguntas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta do TMB. Os resultados mostraram que mesmo com a falta de recursos, a comunicação na aula de matemática é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem dos estudos das calorias e na interação entre professor-aluno e aluno-aluno e estes, formularam perguntas, encontraram novos significados e construíram novas conjecturas.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/246910.26843/rencima.v11i4.2469Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 1-212179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469/1277https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Benedito Edson CardosoLacerda, Alan Gonçalves2023-04-21T21:10:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2469Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:10:24Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
title A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
spellingShingle A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
Machado, Benedito Edson Cardoso
Comunicação Matemática
Tarefa Exploratória-Investigativa
title_short A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
title_full A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
title_fullStr A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
title_full_unstemmed A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
title_sort A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
author Machado, Benedito Edson Cardoso
author_facet Machado, Benedito Edson Cardoso
Lacerda, Alan Gonçalves
author_role author
author2 Lacerda, Alan Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Benedito Edson Cardoso
Lacerda, Alan Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Matemática
Tarefa Exploratória-Investigativa
topic Comunicação Matemática
Tarefa Exploratória-Investigativa
description Neste artigo pretende-se analisar como a comunicação na sala de aula de matemática em uma tarefa exploratório-investigativa pode fomentar no processo de ensino e de aprendizagem. Utilizamos as perspectivas de alguns autores, tais como: Ponte (2000; 2003; 2014); Menezes (1999); Alro e Skovsmose (2010); Martinho (2007); Guerreiro (2015) para a realização da tarefa. A tarefa exploratória-investigativa foi realizada com doze alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola do município de Breves-PA. O estudo proporcionou aos alunos a explorarem seus conhecimentos matemáticos para calcular quantas calorias que gastavam por dia por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Posteriormente, foram levados a exporem os seus resultados perante a turma e desafiados constantemente através de perguntas. Durante a tarefa buscamos identificar as perguntas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta do TMB. Os resultados mostraram que mesmo com a falta de recursos, a comunicação na aula de matemática é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem dos estudos das calorias e na interação entre professor-aluno e aluno-aluno e estes, formularam perguntas, encontraram novos significados e construíram novas conjecturas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469
10.26843/rencima.v11i4.2469
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.2469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469/1277
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 1-21
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131307233280