A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se analisar como a comunicação na sala de aula de matemática em uma tarefa exploratório-investigativa pode fomentar no processo de ensino e de aprendizagem. Utilizamos as perspectivas de alguns autores, tais como: Ponte (2000; 2003; 2014); Menezes (1999); Alro e Skovsmose (2010); Martinho (2007); Guerreiro (2015) para a realização da tarefa. A tarefa exploratória-investigativa foi realizada com doze alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola do município de Breves-PA. O estudo proporcionou aos alunos a explorarem seus conhecimentos matemáticos para calcular quantas calorias que gastavam por dia por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Posteriormente, foram levados a exporem os seus resultados perante a turma e desafiados constantemente através de perguntas. Durante a tarefa buscamos identificar as perguntas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta do TMB. Os resultados mostraram que mesmo com a falta de recursos, a comunicação na aula de matemática é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem dos estudos das calorias e na interação entre professor-aluno e aluno-aluno e estes, formularam perguntas, encontraram novos significados e construíram novas conjecturas. |
id |
UCS-4_01b0f123d11fbed4210cfdfa42d3cd6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2469 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basalComunicação MatemáticaTarefa Exploratória-InvestigativaNeste artigo pretende-se analisar como a comunicação na sala de aula de matemática em uma tarefa exploratório-investigativa pode fomentar no processo de ensino e de aprendizagem. Utilizamos as perspectivas de alguns autores, tais como: Ponte (2000; 2003; 2014); Menezes (1999); Alro e Skovsmose (2010); Martinho (2007); Guerreiro (2015) para a realização da tarefa. A tarefa exploratória-investigativa foi realizada com doze alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola do município de Breves-PA. O estudo proporcionou aos alunos a explorarem seus conhecimentos matemáticos para calcular quantas calorias que gastavam por dia por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Posteriormente, foram levados a exporem os seus resultados perante a turma e desafiados constantemente através de perguntas. Durante a tarefa buscamos identificar as perguntas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta do TMB. Os resultados mostraram que mesmo com a falta de recursos, a comunicação na aula de matemática é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem dos estudos das calorias e na interação entre professor-aluno e aluno-aluno e estes, formularam perguntas, encontraram novos significados e construíram novas conjecturas.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/246910.26843/rencima.v11i4.2469Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 1-212179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469/1277https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Benedito Edson CardosoLacerda, Alan Gonçalves2023-04-21T21:10:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2469Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:10:24Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
title |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
spellingShingle |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal Machado, Benedito Edson Cardoso Comunicação Matemática Tarefa Exploratória-Investigativa |
title_short |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
title_full |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
title_fullStr |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
title_full_unstemmed |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
title_sort |
A comunicação matemática em uma tarefa exploratória- investigativa: uma proposta mediante a taxa de metabolismo basal |
author |
Machado, Benedito Edson Cardoso |
author_facet |
Machado, Benedito Edson Cardoso Lacerda, Alan Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Alan Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Benedito Edson Cardoso Lacerda, Alan Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Matemática Tarefa Exploratória-Investigativa |
topic |
Comunicação Matemática Tarefa Exploratória-Investigativa |
description |
Neste artigo pretende-se analisar como a comunicação na sala de aula de matemática em uma tarefa exploratório-investigativa pode fomentar no processo de ensino e de aprendizagem. Utilizamos as perspectivas de alguns autores, tais como: Ponte (2000; 2003; 2014); Menezes (1999); Alro e Skovsmose (2010); Martinho (2007); Guerreiro (2015) para a realização da tarefa. A tarefa exploratória-investigativa foi realizada com doze alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola do município de Breves-PA. O estudo proporcionou aos alunos a explorarem seus conhecimentos matemáticos para calcular quantas calorias que gastavam por dia por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Posteriormente, foram levados a exporem os seus resultados perante a turma e desafiados constantemente através de perguntas. Durante a tarefa buscamos identificar as perguntas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem mediante a proposta do TMB. Os resultados mostraram que mesmo com a falta de recursos, a comunicação na aula de matemática é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem dos estudos das calorias e na interação entre professor-aluno e aluno-aluno e estes, formularam perguntas, encontraram novos significados e construíram novas conjecturas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469 10.26843/rencima.v11i4.2469 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.2469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2469/1277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 1-21 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131307233280 |