Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1747 |
Resumo: | Para que seja possível uma mudança de pensamentos e atitudes da sociedade em relação ao seu meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal transformação, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar os saberes prévios dos alunos de uma escola do municipio de Sergipe, afim de contribuir para a conservação ambiental dos manguezais. Foi solicitado aos alunos do 6º ano ,na disciplina de Ciências ,que representassem o manguezal através de desenhos e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema em questão é visto por esses discentes. A análise foi feita através de categorização temática, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nos desenhos e redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Constatou-se que a paisagem afeta o indivíduo e vice-versa, através de diversidades de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema manguezal. Os resultados revelam a necessidade de se fazer uma abordagem mais integradora e sistêmica dos assuntos discutidos em sala de aula, revelando a urgência de rever os métodos e práticas empregados durante o processo de ensino. |
id |
UCS-4_01e8de9a1eb4f458453a859e278a7e46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1747 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezaisPercepção ambiental. Ensino fundamentaManguezalPara que seja possível uma mudança de pensamentos e atitudes da sociedade em relação ao seu meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal transformação, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar os saberes prévios dos alunos de uma escola do municipio de Sergipe, afim de contribuir para a conservação ambiental dos manguezais. Foi solicitado aos alunos do 6º ano ,na disciplina de Ciências ,que representassem o manguezal através de desenhos e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema em questão é visto por esses discentes. A análise foi feita através de categorização temática, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nos desenhos e redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Constatou-se que a paisagem afeta o indivíduo e vice-versa, através de diversidades de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema manguezal. Os resultados revelam a necessidade de se fazer uma abordagem mais integradora e sistêmica dos assuntos discutidos em sala de aula, revelando a urgência de rever os métodos e práticas empregados durante o processo de ensino.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/174710.26843/rencima.v11i3.1747Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 56-682179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1747/1255https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Aldeci2023-04-21T21:01:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1747Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:01:25Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
title |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
spellingShingle |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais dos Santos, Aldeci Percepção ambiental . Ensino fundamenta Manguezal |
title_short |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
title_full |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
title_fullStr |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
title_full_unstemmed |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
title_sort |
Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais |
author |
dos Santos, Aldeci |
author_facet |
dos Santos, Aldeci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Aldeci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental . Ensino fundamenta Manguezal |
topic |
Percepção ambiental . Ensino fundamenta Manguezal |
description |
Para que seja possível uma mudança de pensamentos e atitudes da sociedade em relação ao seu meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal transformação, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar os saberes prévios dos alunos de uma escola do municipio de Sergipe, afim de contribuir para a conservação ambiental dos manguezais. Foi solicitado aos alunos do 6º ano ,na disciplina de Ciências ,que representassem o manguezal através de desenhos e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema em questão é visto por esses discentes. A análise foi feita através de categorização temática, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nos desenhos e redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Constatou-se que a paisagem afeta o indivíduo e vice-versa, através de diversidades de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema manguezal. Os resultados revelam a necessidade de se fazer uma abordagem mais integradora e sistêmica dos assuntos discutidos em sala de aula, revelando a urgência de rever os métodos e práticas empregados durante o processo de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1747 10.26843/rencima.v11i3.1747 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1747 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.1747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1747/1255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 56-68 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130651873280 |