Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gladiston dos Anjos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2098
Resumo: Esta pesquisa de doutorado tomada como instrumento de construção do conhecimento e de ação reflexiva desenvolveu-se no Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática e Metodologia em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. A presente investigação teve por objetivo o estudo de atividades de geometria com alunos da Licenciatura em Matemática na construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, e visou responder nossa questão de pesquisa, qual seja: Quais as contribuições e restrições do estudo de atividades de geometria na construção do conhecimento geométrico que integre conteúdos da geometria plana, geometria analítica plana e geometria analítica vetorial na formação dos alunos da Licenciatura em Matemática? A interpretação, análise e descrição do estudo das atividades de geometria se respaldou nos pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, tendo como unidade de análise a noção de praxeologia matemática. A nossa investigação se fundamentou nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática de Percurso na constituição de um Percurso de Estudo e Investigação, tomado como dispositivo de organização didática do estudo das atividades de geometria. Os resultados da presente investigação apontam que o estudo de atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial com alunos da Licenciatura em Matemática proporciona aos futuros professores a construção do conhecimento geométrico como produto e processo de uma práxis institucional indispensável para suas futuras práticas discentes no que se refere ao ensino e aprendizagem da geometria nas instituições escolares. No estudo das atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, o Curso de Licenciatura em Matemática se constituiu em um importante espaço de construção do conhecimento da geometria, proporcionando aos alunos uma formação crítica, reflexiva e emancipadora. A partir dos resultados da nossa investigação, destacamos a importância do estudo de conteúdos da geometria que privilegie o papel do aluno da Licenciatura em Matemática como ator do processo de construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial.  
id UCS-4_025708d4009d83e7c13dcdd058442f80
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2098
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em MatemáticaEstudo de Geometria(Re)construção PraxeológicaFormação de Professores de MatemáticaEsta pesquisa de doutorado tomada como instrumento de construção do conhecimento e de ação reflexiva desenvolveu-se no Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática e Metodologia em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. A presente investigação teve por objetivo o estudo de atividades de geometria com alunos da Licenciatura em Matemática na construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, e visou responder nossa questão de pesquisa, qual seja: Quais as contribuições e restrições do estudo de atividades de geometria na construção do conhecimento geométrico que integre conteúdos da geometria plana, geometria analítica plana e geometria analítica vetorial na formação dos alunos da Licenciatura em Matemática? A interpretação, análise e descrição do estudo das atividades de geometria se respaldou nos pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, tendo como unidade de análise a noção de praxeologia matemática. A nossa investigação se fundamentou nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática de Percurso na constituição de um Percurso de Estudo e Investigação, tomado como dispositivo de organização didática do estudo das atividades de geometria. Os resultados da presente investigação apontam que o estudo de atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial com alunos da Licenciatura em Matemática proporciona aos futuros professores a construção do conhecimento geométrico como produto e processo de uma práxis institucional indispensável para suas futuras práticas discentes no que se refere ao ensino e aprendizagem da geometria nas instituições escolares. No estudo das atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, o Curso de Licenciatura em Matemática se constituiu em um importante espaço de construção do conhecimento da geometria, proporcionando aos alunos uma formação crítica, reflexiva e emancipadora. A partir dos resultados da nossa investigação, destacamos a importância do estudo de conteúdos da geometria que privilegie o papel do aluno da Licenciatura em Matemática como ator do processo de construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/209810.26843/rencima.v9i6.2098Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 642179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2098/1088https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gladiston dos AnjosSantos, Cintia Aparecida Bento dos2023-04-21T01:03:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2098Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:03:31Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
title Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
spellingShingle Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
Almeida, Gladiston dos Anjos
Estudo de Geometria
(Re)construção Praxeológica
Formação de Professores de Matemática
title_short Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
title_full Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
title_fullStr Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
title_sort Uma (re)construção praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura em Matemática
author Almeida, Gladiston dos Anjos
author_facet Almeida, Gladiston dos Anjos
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author_role author
author2 Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gladiston dos Anjos
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de Geometria
(Re)construção Praxeológica
Formação de Professores de Matemática
topic Estudo de Geometria
(Re)construção Praxeológica
Formação de Professores de Matemática
description Esta pesquisa de doutorado tomada como instrumento de construção do conhecimento e de ação reflexiva desenvolveu-se no Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática e Metodologia em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. A presente investigação teve por objetivo o estudo de atividades de geometria com alunos da Licenciatura em Matemática na construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, e visou responder nossa questão de pesquisa, qual seja: Quais as contribuições e restrições do estudo de atividades de geometria na construção do conhecimento geométrico que integre conteúdos da geometria plana, geometria analítica plana e geometria analítica vetorial na formação dos alunos da Licenciatura em Matemática? A interpretação, análise e descrição do estudo das atividades de geometria se respaldou nos pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, tendo como unidade de análise a noção de praxeologia matemática. A nossa investigação se fundamentou nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática de Percurso na constituição de um Percurso de Estudo e Investigação, tomado como dispositivo de organização didática do estudo das atividades de geometria. Os resultados da presente investigação apontam que o estudo de atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial com alunos da Licenciatura em Matemática proporciona aos futuros professores a construção do conhecimento geométrico como produto e processo de uma práxis institucional indispensável para suas futuras práticas discentes no que se refere ao ensino e aprendizagem da geometria nas instituições escolares. No estudo das atividades de geometria no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial, o Curso de Licenciatura em Matemática se constituiu em um importante espaço de construção do conhecimento da geometria, proporcionando aos alunos uma formação crítica, reflexiva e emancipadora. A partir dos resultados da nossa investigação, destacamos a importância do estudo de conteúdos da geometria que privilegie o papel do aluno da Licenciatura em Matemática como ator do processo de construção do conhecimento geométrico no âmbito da geometria plana, geometria analítica plana e da geometria analítica vetorial.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2098
10.26843/rencima.v9i6.2098
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2098
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2098/1088
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 64
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130832228352