Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josney Freitas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schimiguel, Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035
Resumo: Neste artigo, se apresentam conceitos e aplicações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino, na Educação Matemática e mais especificamente na Educação Estatística. Inicia-se com uma visão geral sobre Educação Estatística, a evolução das tecnologias e suas aplicações no ensino. Trata-se do uso do software Excel, da Microsoft, no ensino de “Estatística” e do uso da internet, especificando as diferentes contribuições das redes sociais, dos blogs e do Google Drive. Uma proposta contemplando o uso das TICs como contributo à Educação Estatística no Ensino Superior consiste no objetivo principal desta pesquisa, que ocorreu durante a oferta da disciplina de “Métodos Quantitativos em Administração” do Curso de Administração em uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Por meio de relatórios elaborados pelos estudantes como conclusão de um Projeto de Investigação Estatística (PIE) proposto, observa-se a mobilização dos conceitos de Estatística e a importância do uso das TICs neste processo.
id UCS-4_0b20172957a43a30c316306f5d977828
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1035
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino SuperiorEducação EstatísticaTecnologias de Informação e ComunicaçãoEnsino SuperiorNeste artigo, se apresentam conceitos e aplicações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino, na Educação Matemática e mais especificamente na Educação Estatística. Inicia-se com uma visão geral sobre Educação Estatística, a evolução das tecnologias e suas aplicações no ensino. Trata-se do uso do software Excel, da Microsoft, no ensino de “Estatística” e do uso da internet, especificando as diferentes contribuições das redes sociais, dos blogs e do Google Drive. Uma proposta contemplando o uso das TICs como contributo à Educação Estatística no Ensino Superior consiste no objetivo principal desta pesquisa, que ocorreu durante a oferta da disciplina de “Métodos Quantitativos em Administração” do Curso de Administração em uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Por meio de relatórios elaborados pelos estudantes como conclusão de um Projeto de Investigação Estatística (PIE) proposto, observa-se a mobilização dos conceitos de Estatística e a importância do uso das TICs neste processo.Editora Cruzeiro do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/103510.26843/rencima.v6i1.1035Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 64-742179-426X10.26843/rencima.v6i1reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035/733https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josney FreitasSchimiguel, Juliano2023-04-20T21:38:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1035Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-20T21:38:59Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
title Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
spellingShingle Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
Silva, Josney Freitas
Educação Estatística
Tecnologias de Informação e Comunicação
Ensino Superior
title_short Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
title_full Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
title_fullStr Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
title_full_unstemmed Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
title_sort Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
author Silva, Josney Freitas
author_facet Silva, Josney Freitas
Schimiguel, Juliano
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josney Freitas
Schimiguel, Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Tecnologias de Informação e Comunicação
Ensino Superior
topic Educação Estatística
Tecnologias de Informação e Comunicação
Ensino Superior
description Neste artigo, se apresentam conceitos e aplicações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino, na Educação Matemática e mais especificamente na Educação Estatística. Inicia-se com uma visão geral sobre Educação Estatística, a evolução das tecnologias e suas aplicações no ensino. Trata-se do uso do software Excel, da Microsoft, no ensino de “Estatística” e do uso da internet, especificando as diferentes contribuições das redes sociais, dos blogs e do Google Drive. Uma proposta contemplando o uso das TICs como contributo à Educação Estatística no Ensino Superior consiste no objetivo principal desta pesquisa, que ocorreu durante a oferta da disciplina de “Métodos Quantitativos em Administração” do Curso de Administração em uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Por meio de relatórios elaborados pelos estudantes como conclusão de um Projeto de Investigação Estatística (PIE) proposto, observa-se a mobilização dos conceitos de Estatística e a importância do uso das TICs neste processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035
10.26843/rencima.v6i1.1035
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v6i1.1035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035/733
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 64-74
2179-426X
10.26843/rencima.v6i1
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306129292918784