Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035 |
Resumo: | Neste artigo, se apresentam conceitos e aplicações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino, na Educação Matemática e mais especificamente na Educação Estatística. Inicia-se com uma visão geral sobre Educação Estatística, a evolução das tecnologias e suas aplicações no ensino. Trata-se do uso do software Excel, da Microsoft, no ensino de “Estatística” e do uso da internet, especificando as diferentes contribuições das redes sociais, dos blogs e do Google Drive. Uma proposta contemplando o uso das TICs como contributo à Educação Estatística no Ensino Superior consiste no objetivo principal desta pesquisa, que ocorreu durante a oferta da disciplina de “Métodos Quantitativos em Administração” do Curso de Administração em uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Por meio de relatórios elaborados pelos estudantes como conclusão de um Projeto de Investigação Estatística (PIE) proposto, observa-se a mobilização dos conceitos de Estatística e a importância do uso das TICs neste processo. |
id |
UCS-4_0b20172957a43a30c316306f5d977828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1035 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino SuperiorEducação EstatísticaTecnologias de Informação e ComunicaçãoEnsino SuperiorNeste artigo, se apresentam conceitos e aplicações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino, na Educação Matemática e mais especificamente na Educação Estatística. Inicia-se com uma visão geral sobre Educação Estatística, a evolução das tecnologias e suas aplicações no ensino. Trata-se do uso do software Excel, da Microsoft, no ensino de “Estatística” e do uso da internet, especificando as diferentes contribuições das redes sociais, dos blogs e do Google Drive. Uma proposta contemplando o uso das TICs como contributo à Educação Estatística no Ensino Superior consiste no objetivo principal desta pesquisa, que ocorreu durante a oferta da disciplina de “Métodos Quantitativos em Administração” do Curso de Administração em uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Por meio de relatórios elaborados pelos estudantes como conclusão de um Projeto de Investigação Estatística (PIE) proposto, observa-se a mobilização dos conceitos de Estatística e a importância do uso das TICs neste processo.Editora Cruzeiro do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/103510.26843/rencima.v6i1.1035Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 64-742179-426X10.26843/rencima.v6i1reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035/733https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josney FreitasSchimiguel, Juliano2023-04-20T21:38:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1035Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-20T21:38:59Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
title |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
spellingShingle |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior Silva, Josney Freitas Educação Estatística Tecnologias de Informação e Comunicação Ensino Superior |
title_short |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
title_full |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
title_fullStr |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
title_sort |
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como contribuição à Educação Estatística no Ensino Superior |
author |
Silva, Josney Freitas |
author_facet |
Silva, Josney Freitas Schimiguel, Juliano |
author_role |
author |
author2 |
Schimiguel, Juliano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josney Freitas Schimiguel, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Tecnologias de Informação e Comunicação Ensino Superior |
topic |
Educação Estatística Tecnologias de Informação e Comunicação Ensino Superior |
description |
Neste artigo, se apresentam conceitos e aplicações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino, na Educação Matemática e mais especificamente na Educação Estatística. Inicia-se com uma visão geral sobre Educação Estatística, a evolução das tecnologias e suas aplicações no ensino. Trata-se do uso do software Excel, da Microsoft, no ensino de “Estatística” e do uso da internet, especificando as diferentes contribuições das redes sociais, dos blogs e do Google Drive. Uma proposta contemplando o uso das TICs como contributo à Educação Estatística no Ensino Superior consiste no objetivo principal desta pesquisa, que ocorreu durante a oferta da disciplina de “Métodos Quantitativos em Administração” do Curso de Administração em uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Por meio de relatórios elaborados pelos estudantes como conclusão de um Projeto de Investigação Estatística (PIE) proposto, observa-se a mobilização dos conceitos de Estatística e a importância do uso das TICs neste processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035 10.26843/rencima.v6i1.1035 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v6i1.1035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1035/733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 64-74 2179-426X 10.26843/rencima.v6i1 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306129292918784 |