Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2440 |
Resumo: | O artigo traz alguns resultados das concepções sobre o uso de passatempo on-line em apoio ao ensino de física, de estudantes e egressos de um curso de licenciatura em física. Para tal, usou-se uma ampla revisão da literatura para elaboração de questionário em escala Likert. A partir daí, buscou-se os fatores preponderantes para consolidar um construto que explicasse o uso desse recurso tecnológico, com base nas técnicas de Análise Fatorial. Além disso, admitiu-se que as concepções dos indivíduos pesquisados poderiam dar indícios da adoção ou abandono desse recurso, durante a ação profissional do docente. Os resultados dessa análise indicam que a dimensão cognitiva-motivacional é um fator decisivo, pois é um mecanismo de favorecimento do processo de ensino e aprendizagem. Em contrapartida, é apontado pelos respondentes que a adoção de estratégia que envolva recurso tecnológico exige maior esforço do professor, acarretando, portanto, maior carga de trabalho. |
id |
UCS-4_1733a419378487daf5f115936233309e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2440 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciaturaPassatempo on-lineEnsino de FísicaAnálise FatorialO artigo traz alguns resultados das concepções sobre o uso de passatempo on-line em apoio ao ensino de física, de estudantes e egressos de um curso de licenciatura em física. Para tal, usou-se uma ampla revisão da literatura para elaboração de questionário em escala Likert. A partir daí, buscou-se os fatores preponderantes para consolidar um construto que explicasse o uso desse recurso tecnológico, com base nas técnicas de Análise Fatorial. Além disso, admitiu-se que as concepções dos indivíduos pesquisados poderiam dar indícios da adoção ou abandono desse recurso, durante a ação profissional do docente. Os resultados dessa análise indicam que a dimensão cognitiva-motivacional é um fator decisivo, pois é um mecanismo de favorecimento do processo de ensino e aprendizagem. Em contrapartida, é apontado pelos respondentes que a adoção de estratégia que envolva recurso tecnológico exige maior esforço do professor, acarretando, portanto, maior carga de trabalho.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/244010.26843/rencima.v11i3.2440Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 286-3022179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2440/1270https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMortale, Lucas AlexandreCorrallo, Marcio ViniciusGomes, Emerson Ferreira2023-05-12T04:03:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2440Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:03:21Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
title |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
spellingShingle |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura Mortale, Lucas Alexandre Passatempo on-line Ensino de Física Análise Fatorial |
title_short |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
title_full |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
title_fullStr |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
title_sort |
Passatempos on-line no ensino de Física: um estudo das concepções de estudantes e egressos de um curso de licenciatura |
author |
Mortale, Lucas Alexandre |
author_facet |
Mortale, Lucas Alexandre Corrallo, Marcio Vinicius Gomes, Emerson Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Corrallo, Marcio Vinicius Gomes, Emerson Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mortale, Lucas Alexandre Corrallo, Marcio Vinicius Gomes, Emerson Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Passatempo on-line Ensino de Física Análise Fatorial |
topic |
Passatempo on-line Ensino de Física Análise Fatorial |
description |
O artigo traz alguns resultados das concepções sobre o uso de passatempo on-line em apoio ao ensino de física, de estudantes e egressos de um curso de licenciatura em física. Para tal, usou-se uma ampla revisão da literatura para elaboração de questionário em escala Likert. A partir daí, buscou-se os fatores preponderantes para consolidar um construto que explicasse o uso desse recurso tecnológico, com base nas técnicas de Análise Fatorial. Além disso, admitiu-se que as concepções dos indivíduos pesquisados poderiam dar indícios da adoção ou abandono desse recurso, durante a ação profissional do docente. Os resultados dessa análise indicam que a dimensão cognitiva-motivacional é um fator decisivo, pois é um mecanismo de favorecimento do processo de ensino e aprendizagem. Em contrapartida, é apontado pelos respondentes que a adoção de estratégia que envolva recurso tecnológico exige maior esforço do professor, acarretando, portanto, maior carga de trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2440 10.26843/rencima.v11i3.2440 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2440 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.2440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2440/1270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 286-302 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131289407488 |