A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Herica Cambraia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Manrique, Ana Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036
Resumo: Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.
id UCS-4_2a18cf0ffea743ca36d3a442b82f3251
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1036
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticasHabilidades Neurocognitivas da MatemáticaMusicalização (Ritmo-Som-Corpo)Funções Executivas (Atenção e Memória)Conceito NuméricoEstratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.Editora Cruzeiro do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/103610.26843/rencima.v6i1.1036Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 75-832179-426X10.26843/rencima.v6i1reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036/734https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Herica CambraiaManrique, Ana Lucia2023-04-20T21:39:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1036Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-20T21:39:13Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
title A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
spellingShingle A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
Gomes, Herica Cambraia
Habilidades Neurocognitivas da Matemática
Musicalização (Ritmo-Som-Corpo)
Funções Executivas (Atenção e Memória)
Conceito Numérico
title_short A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
title_full A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
title_fullStr A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
title_full_unstemmed A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
title_sort A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
author Gomes, Herica Cambraia
author_facet Gomes, Herica Cambraia
Manrique, Ana Lucia
author_role author
author2 Manrique, Ana Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Herica Cambraia
Manrique, Ana Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades Neurocognitivas da Matemática
Musicalização (Ritmo-Som-Corpo)
Funções Executivas (Atenção e Memória)
Conceito Numérico
topic Habilidades Neurocognitivas da Matemática
Musicalização (Ritmo-Som-Corpo)
Funções Executivas (Atenção e Memória)
Conceito Numérico
description Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036
10.26843/rencima.v6i1.1036
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v6i1.1036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036/734
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 75-83
2179-426X
10.26843/rencima.v6i1
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306129293967360