A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036 |
Resumo: | Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente. |
id |
UCS-4_2a18cf0ffea743ca36d3a442b82f3251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1036 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticasHabilidades Neurocognitivas da MatemáticaMusicalização (Ritmo-Som-Corpo)Funções Executivas (Atenção e Memória)Conceito NuméricoEstratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.Editora Cruzeiro do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/103610.26843/rencima.v6i1.1036Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 75-832179-426X10.26843/rencima.v6i1reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036/734https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Herica CambraiaManrique, Ana Lucia2023-04-20T21:39:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1036Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-20T21:39:13Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
title |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
spellingShingle |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas Gomes, Herica Cambraia Habilidades Neurocognitivas da Matemática Musicalização (Ritmo-Som-Corpo) Funções Executivas (Atenção e Memória) Conceito Numérico |
title_short |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
title_full |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
title_fullStr |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
title_full_unstemmed |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
title_sort |
A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas |
author |
Gomes, Herica Cambraia |
author_facet |
Gomes, Herica Cambraia Manrique, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Manrique, Ana Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Herica Cambraia Manrique, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Neurocognitivas da Matemática Musicalização (Ritmo-Som-Corpo) Funções Executivas (Atenção e Memória) Conceito Numérico |
topic |
Habilidades Neurocognitivas da Matemática Musicalização (Ritmo-Som-Corpo) Funções Executivas (Atenção e Memória) Conceito Numérico |
description |
Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036 10.26843/rencima.v6i1.1036 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v6i1.1036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036/734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 75-83 2179-426X 10.26843/rencima.v6i1 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306129293967360 |