Perfil conceitual a respeito da concepção atomística dos estados físicos da matéria de um grupo de alunos da educação de jovens e adultos – eja
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2264 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise das zonas do perfil conceitual de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a respeito do átomo. Esta análise, com base metodológica ancorada na teoria proposta por Mortimer (2006), foi feita considerando-se antes e depois da intervenção pedagógica. Neste período de intervenção a diversidade de pontos de vista dos alunos esteve em evidência, bem como a alternância entre a linguagem cotidiana e científica. Os resultados observados revelaram uma evolução conceitual refletida na mudança de perfil conceitual uma vez que inicialmente os alunos apresentaram respostas baseadas no senso comum e que, com o passar do tempo, houve uma transição nas zonas do perfil conceitual que caminhou em direção à zona mais próxima da científica, considerando a existência de espaços vazios na matéria e a organização das partículas que a compõe. |
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Perfil conceitual a respeito da concepção atomística dos estados físicos da matéria de um grupo de alunos da educação de jovens e adultos – ejaPerfil ConceitualConcepção atomísticaEducação de Jovens e AdultosO presente artigo apresenta uma análise das zonas do perfil conceitual de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a respeito do átomo. Esta análise, com base metodológica ancorada na teoria proposta por Mortimer (2006), foi feita considerando-se antes e depois da intervenção pedagógica. Neste período de intervenção a diversidade de pontos de vista dos alunos esteve em evidência, bem como a alternância entre a linguagem cotidiana e científica. Os resultados observados revelaram uma evolução conceitual refletida na mudança de perfil conceitual uma vez que inicialmente os alunos apresentaram respostas baseadas no senso comum e que, com o passar do tempo, houve uma transição nas zonas do perfil conceitual que caminhou em direção à zona mais próxima da científica, considerando a existência de espaços vazios na matéria e a organização das partículas que a compõe.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/226410.26843/rencima.v11i5.2264Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 223-2422179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2264/1311https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Vanessa Maria SilvaMachado, Samísia Maria FernandesLopes da Silva, Erivanildo2023-04-21T21:22:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2264Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:22:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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