Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070 |
Resumo: | A presente tese trata do estudo sobre a articulação entre o laboratório real e virtual, em busca de uma aprendizagem significativa de conceitos de eletromagnetismo. Buscou-se elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática sobre o ensino de conceitos de eletromagnetismo em uma turma do curso de Engenharia Civil utilizando a articulação entre o laboratório investigativo e simulações computacionais. Desenvolveram-se atividades nas quais se utilizam simulações computacionais e experimentações reais que podem ser utilizados em sala de aula como complementação pedagógica à prática do professor, visando proporcionar uma aprendizagem significativa. O principal objetivo foi investigar as contribuições decorrentes da articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais, buscando identificar sua capacidade em promover uma aprendizagem significativa transformando o conhecimento prévio dos alunos em conhecimento escolar qualificado. Utilizou-se a metodologia de Análise Proposicional Quantitativa amparada pelos conceitos advindos da Pesquisa-ação e na Análise de Conteúdo, finalizando com a entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados alcançados pode-se destacar que a articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os papéis da experimentação e da simulação computacional, além de promover a interatividade e o engajamento dos alunos em seu próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício a uma aprendizagem significativa. |
id |
UCS-4_3a458856a68e203f0c7fca4b485de877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2070 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de EletromagnetismoExperimentos ReaisExperimentos VirtuaisAprendizagem SignificativaA presente tese trata do estudo sobre a articulação entre o laboratório real e virtual, em busca de uma aprendizagem significativa de conceitos de eletromagnetismo. Buscou-se elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática sobre o ensino de conceitos de eletromagnetismo em uma turma do curso de Engenharia Civil utilizando a articulação entre o laboratório investigativo e simulações computacionais. Desenvolveram-se atividades nas quais se utilizam simulações computacionais e experimentações reais que podem ser utilizados em sala de aula como complementação pedagógica à prática do professor, visando proporcionar uma aprendizagem significativa. O principal objetivo foi investigar as contribuições decorrentes da articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais, buscando identificar sua capacidade em promover uma aprendizagem significativa transformando o conhecimento prévio dos alunos em conhecimento escolar qualificado. Utilizou-se a metodologia de Análise Proposicional Quantitativa amparada pelos conceitos advindos da Pesquisa-ação e na Análise de Conteúdo, finalizando com a entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados alcançados pode-se destacar que a articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os papéis da experimentação e da simulação computacional, além de promover a interatividade e o engajamento dos alunos em seu próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício a uma aprendizagem significativa.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/207010.26843/rencima.v9i6.2070Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 402179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070/1062https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Luciano SoaresAraújo, Mauro Sergio Teixeira de2023-04-21T00:54:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2070Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:54:39Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
title |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
spellingShingle |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo Pedroso, Luciano Soares Experimentos Reais Experimentos Virtuais Aprendizagem Significativa |
title_short |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
title_full |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
title_fullStr |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
title_full_unstemmed |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
title_sort |
Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo |
author |
Pedroso, Luciano Soares |
author_facet |
Pedroso, Luciano Soares Araújo, Mauro Sergio Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Mauro Sergio Teixeira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Luciano Soares Araújo, Mauro Sergio Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentos Reais Experimentos Virtuais Aprendizagem Significativa |
topic |
Experimentos Reais Experimentos Virtuais Aprendizagem Significativa |
description |
A presente tese trata do estudo sobre a articulação entre o laboratório real e virtual, em busca de uma aprendizagem significativa de conceitos de eletromagnetismo. Buscou-se elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática sobre o ensino de conceitos de eletromagnetismo em uma turma do curso de Engenharia Civil utilizando a articulação entre o laboratório investigativo e simulações computacionais. Desenvolveram-se atividades nas quais se utilizam simulações computacionais e experimentações reais que podem ser utilizados em sala de aula como complementação pedagógica à prática do professor, visando proporcionar uma aprendizagem significativa. O principal objetivo foi investigar as contribuições decorrentes da articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais, buscando identificar sua capacidade em promover uma aprendizagem significativa transformando o conhecimento prévio dos alunos em conhecimento escolar qualificado. Utilizou-se a metodologia de Análise Proposicional Quantitativa amparada pelos conceitos advindos da Pesquisa-ação e na Análise de Conteúdo, finalizando com a entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados alcançados pode-se destacar que a articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os papéis da experimentação e da simulação computacional, além de promover a interatividade e o engajamento dos alunos em seu próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício a uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070 10.26843/rencima.v9i6.2070 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070/1062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 40 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130785042432 |