Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Luciano Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070
Resumo: A presente tese trata do estudo sobre a articulação entre o laboratório real e virtual, em busca de uma aprendizagem significativa de conceitos de eletromagnetismo. Buscou-se elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática sobre o ensino de conceitos de eletromagnetismo em uma turma do curso de Engenharia Civil utilizando a articulação entre o laboratório investigativo e simulações computacionais. Desenvolveram-se atividades nas quais se utilizam simulações computacionais e experimentações reais que podem ser utilizados em sala de aula como complementação pedagógica à prática do professor, visando proporcionar uma aprendizagem significativa. O principal objetivo foi investigar as contribuições decorrentes da articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais, buscando identificar sua capacidade em promover uma aprendizagem significativa transformando o conhecimento prévio dos alunos em conhecimento escolar qualificado. Utilizou-se a metodologia de Análise Proposicional Quantitativa amparada pelos conceitos advindos da Pesquisa-ação e na Análise de Conteúdo, finalizando com a entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados alcançados pode-se destacar que a articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os papéis da experimentação e da simulação computacional, além de promover a interatividade e o engajamento dos alunos em seu próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício a uma aprendizagem significativa.
id UCS-4_3a458856a68e203f0c7fca4b485de877
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2070
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de EletromagnetismoExperimentos ReaisExperimentos VirtuaisAprendizagem SignificativaA presente tese trata do estudo sobre a articulação entre o laboratório real e virtual, em busca de uma aprendizagem significativa de conceitos de eletromagnetismo. Buscou-se elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática sobre o ensino de conceitos de eletromagnetismo em uma turma do curso de Engenharia Civil utilizando a articulação entre o laboratório investigativo e simulações computacionais. Desenvolveram-se atividades nas quais se utilizam simulações computacionais e experimentações reais que podem ser utilizados em sala de aula como complementação pedagógica à prática do professor, visando proporcionar uma aprendizagem significativa. O principal objetivo foi investigar as contribuições decorrentes da articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais, buscando identificar sua capacidade em promover uma aprendizagem significativa transformando o conhecimento prévio dos alunos em conhecimento escolar qualificado. Utilizou-se a metodologia de Análise Proposicional Quantitativa amparada pelos conceitos advindos da Pesquisa-ação e na Análise de Conteúdo, finalizando com a entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados alcançados pode-se destacar que a articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os papéis da experimentação e da simulação computacional, além de promover a interatividade e o engajamento dos alunos em seu próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício a uma aprendizagem significativa.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/207010.26843/rencima.v9i6.2070Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 402179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070/1062https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Luciano SoaresAraújo, Mauro Sergio Teixeira de2023-04-21T00:54:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2070Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:54:39Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
title Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
spellingShingle Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
Pedroso, Luciano Soares
Experimentos Reais
Experimentos Virtuais
Aprendizagem Significativa
title_short Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
title_full Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
title_fullStr Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
title_full_unstemmed Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
title_sort Articulação entre laboratório investigativo e virtual visando a aprendizagem significativa de conceitos de Eletromagnetismo
author Pedroso, Luciano Soares
author_facet Pedroso, Luciano Soares
Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
author_role author
author2 Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Luciano Soares
Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentos Reais
Experimentos Virtuais
Aprendizagem Significativa
topic Experimentos Reais
Experimentos Virtuais
Aprendizagem Significativa
description A presente tese trata do estudo sobre a articulação entre o laboratório real e virtual, em busca de uma aprendizagem significativa de conceitos de eletromagnetismo. Buscou-se elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática sobre o ensino de conceitos de eletromagnetismo em uma turma do curso de Engenharia Civil utilizando a articulação entre o laboratório investigativo e simulações computacionais. Desenvolveram-se atividades nas quais se utilizam simulações computacionais e experimentações reais que podem ser utilizados em sala de aula como complementação pedagógica à prática do professor, visando proporcionar uma aprendizagem significativa. O principal objetivo foi investigar as contribuições decorrentes da articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais, buscando identificar sua capacidade em promover uma aprendizagem significativa transformando o conhecimento prévio dos alunos em conhecimento escolar qualificado. Utilizou-se a metodologia de Análise Proposicional Quantitativa amparada pelos conceitos advindos da Pesquisa-ação e na Análise de Conteúdo, finalizando com a entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados alcançados pode-se destacar que a articulação entre o laboratório investigativo e as simulações computacionais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os papéis da experimentação e da simulação computacional, além de promover a interatividade e o engajamento dos alunos em seu próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício a uma aprendizagem significativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070
10.26843/rencima.v9i6.2070
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2070/1062
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 40
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130785042432