Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081
Resumo: Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.
id UCS-4_46ee9ba071744001e416f78dac7b716d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos HumanosEstatísticaAprendizagem SignificativaEstilos de AprendizagemConhecimentos PréviosEsta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208110.26843/rencima.v9i6.2081Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 482179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Ferreira deAmaral, Luiz Henrique2023-04-21T00:57:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
spellingShingle Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Souza, José Ferreira de
Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
title_short Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_full Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_fullStr Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_sort Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
author Souza, José Ferreira de
author_facet Souza, José Ferreira de
Amaral, Luiz Henrique
author_role author
author2 Amaral, Luiz Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Ferreira de
Amaral, Luiz Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
topic Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
description Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081
10.26843/rencima.v9i6.2081
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 48
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130800771072