Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
DOI: 10.26843/rencima.v9i6.2081
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081
Resumo: Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.
id UCS-4_46ee9ba071744001e416f78dac7b716d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
spelling Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos HumanosEstatísticaAprendizagem SignificativaEstilos de AprendizagemConhecimentos PréviosEsta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208110.26843/rencima.v9i6.2081Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 482179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Ferreira deAmaral, Luiz Henrique2023-04-21T00:57:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
spellingShingle Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Souza, José Ferreira de
Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
Souza, José Ferreira de
Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
title_short Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_full Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_fullStr Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
title_sort Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
author Souza, José Ferreira de
author_facet Souza, José Ferreira de
Souza, José Ferreira de
Amaral, Luiz Henrique
Amaral, Luiz Henrique
author_role author
author2 Amaral, Luiz Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Ferreira de
Amaral, Luiz Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
topic Estatística
Aprendizagem Significativa
Estilos de Aprendizagem
Conhecimentos Prévios
description Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081
10.26843/rencima.v9i6.2081
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 48
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1822182889248260096
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2081