Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
DOI: | 10.26843/rencima.v9i6.2081 |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081 |
Resumo: | Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa. |
id |
UCS-4_46ee9ba071744001e416f78dac7b716d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
spelling |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos HumanosEstatísticaAprendizagem SignificativaEstilos de AprendizagemConhecimentos PréviosEsta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208110.26843/rencima.v9i6.2081Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 482179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Ferreira deAmaral, Luiz Henrique2023-04-21T00:57:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos Souza, José Ferreira de Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios Souza, José Ferreira de Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios |
title_short |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_full |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_sort |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
author |
Souza, José Ferreira de |
author_facet |
Souza, José Ferreira de Souza, José Ferreira de Amaral, Luiz Henrique Amaral, Luiz Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Luiz Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Ferreira de Amaral, Luiz Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios |
topic |
Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios |
description |
Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081 10.26843/rencima.v9i6.2081 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 48 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1822182889248260096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2081 |