Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081 |
Resumo: | Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa. |
id |
UCS-4_46ee9ba071744001e416f78dac7b716d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos HumanosEstatísticaAprendizagem SignificativaEstilos de AprendizagemConhecimentos PréviosEsta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208110.26843/rencima.v9i6.2081Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 482179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Ferreira deAmaral, Luiz Henrique2023-04-21T00:57:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2081Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos Souza, José Ferreira de Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios |
title_short |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_full |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
title_sort |
Estilos de aprendizagem no ensino de Estatística: estudo em um curso superior de Gestão de Recursos Humanos |
author |
Souza, José Ferreira de |
author_facet |
Souza, José Ferreira de Amaral, Luiz Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Luiz Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Ferreira de Amaral, Luiz Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios |
topic |
Estatística Aprendizagem Significativa Estilos de Aprendizagem Conhecimentos Prévios |
description |
Esta pesquisa propôs-se a analisar conhecimentos básicos de estatística, utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial, com o objetivo de identificar as influências do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O referencial teórico empregado abrangeu os principais aspectos do ensino da estatística, da aprendizagem significativa baseada nos estudos de Ausubel e dos estilos de aprendizagem fundamentados no modelo de Felder-Silverman. Esta tese se utilizou de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, e a análise das entrevistas, do questionário e das atividades realizadas com duas turmas de um curso superior de gestão de recursos humanos revelou a fragilidade dos alunos na utilização de conhecimentos básicos e fundamentais de estatística. O objetivo de entender os estilos de aprendizagem dos alunos, desenvolvido neste trabalho, indica que é possível criar diretrizes e orientar o ensino com o intuito de melhorar o nível e a qualidade da aprendizagem. Quanto mais informações sobre seus estudantes e quanto mais estratégias de ensino o docente desenvolver, maior será sua chance de lidar com as diferenças num ambiente de aprendizagem e menor será a chance de fracasso na aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino, as formas de lidar com as diferentes maneiras de apresentar as informações aos alunos e de organizar as situações de aprendizagem são fundamentais para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081 10.26843/rencima.v9i6.2081 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2081/1070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 48 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130800771072 |