Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thayná Machado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Diogo Barros de Faria, Ribeiro, Matheus Benásio, Almeida, Marcelo Nocelle de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1564
Resumo: O meio ambiente é um recurso heterogêneo que deve ser tratado e estudado também de forma heterogênea. Os objetivos desse trabalho foram: construir uma maquete que simula a erosão e o assoreamento em corpos d’água após a retirada da mata ciliar, e construir um jogo didático para aprofundar o conhecimento acerca do tema proposto. Esse trabalho buscou envolver os participantes na discussão de questões sociais, políticas e econômicas que contribuem para a degradação/preservação ambiental. Os resultados obtidos com ambos os recursos foram satisfatórios, pois os alunos puderam observar de forma tridimensional o que as ações humanas têm provocado no ambiente, além de discutirem suas consequências e ações que podem minimizar os seus efeitos. A adequação da abordagem permite que a metodologia seja utilizada em qualquer ciclo de ensino, desde o fundamental até a formação continuada de professores.
id UCS-4_4d8abbb8f6f9a6871ccaf923e32e6e71
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1564
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdicaRecursos didáticosmatas ciliareseducação ambientalO meio ambiente é um recurso heterogêneo que deve ser tratado e estudado também de forma heterogênea. Os objetivos desse trabalho foram: construir uma maquete que simula a erosão e o assoreamento em corpos d’água após a retirada da mata ciliar, e construir um jogo didático para aprofundar o conhecimento acerca do tema proposto. Esse trabalho buscou envolver os participantes na discussão de questões sociais, políticas e econômicas que contribuem para a degradação/preservação ambiental. Os resultados obtidos com ambos os recursos foram satisfatórios, pois os alunos puderam observar de forma tridimensional o que as ações humanas têm provocado no ambiente, além de discutirem suas consequências e ações que podem minimizar os seus efeitos. A adequação da abordagem permite que a metodologia seja utilizada em qualquer ciclo de ensino, desde o fundamental até a formação continuada de professores.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/156410.26843/rencima.v11i4.1564Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 212-2312179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1564/1290https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Thayná MachadoFonseca, Diogo Barros de FariaRibeiro, Matheus BenásioAlmeida, Marcelo Nocelle de2023-04-21T21:14:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1564Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:14:05Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
title Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
spellingShingle Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
Pereira, Thayná Machado
Recursos didáticos
matas ciliares
educação ambiental
title_short Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
title_full Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
title_fullStr Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
title_full_unstemmed Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
title_sort Mata ciliar, erosão e assoreamento: construindo saberes de forma lúdica
author Pereira, Thayná Machado
author_facet Pereira, Thayná Machado
Fonseca, Diogo Barros de Faria
Ribeiro, Matheus Benásio
Almeida, Marcelo Nocelle de
author_role author
author2 Fonseca, Diogo Barros de Faria
Ribeiro, Matheus Benásio
Almeida, Marcelo Nocelle de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thayná Machado
Fonseca, Diogo Barros de Faria
Ribeiro, Matheus Benásio
Almeida, Marcelo Nocelle de
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didáticos
matas ciliares
educação ambiental
topic Recursos didáticos
matas ciliares
educação ambiental
description O meio ambiente é um recurso heterogêneo que deve ser tratado e estudado também de forma heterogênea. Os objetivos desse trabalho foram: construir uma maquete que simula a erosão e o assoreamento em corpos d’água após a retirada da mata ciliar, e construir um jogo didático para aprofundar o conhecimento acerca do tema proposto. Esse trabalho buscou envolver os participantes na discussão de questões sociais, políticas e econômicas que contribuem para a degradação/preservação ambiental. Os resultados obtidos com ambos os recursos foram satisfatórios, pois os alunos puderam observar de forma tridimensional o que as ações humanas têm provocado no ambiente, além de discutirem suas consequências e ações que podem minimizar os seus efeitos. A adequação da abordagem permite que a metodologia seja utilizada em qualquer ciclo de ensino, desde o fundamental até a formação continuada de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1564
10.26843/rencima.v11i4.1564
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1564
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1564/1290
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 212-231
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130243977216