Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1030 |
Resumo: | Esta comunicação contempla parte dos dados já coletados e em fase de análise de uma pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em nível de doutoramento. O objetivo da pesquisa é apresentar, por meio de um percurso fenomenológico, um Estado da Arte, em âmbito internacional e nacional, acerca das pesquisas que discutem questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de provas e demonstrações em Matemática. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos um mapeamento de eventos da área de Educação Matemática ocorridos no período de 2003 a 2013. Nesta comunicação, elucidamos os dados provenientes de três edições do International Congress on Mathematical Education (ICME) – a saber: ICME 10, ICME 11 e ICME 12 -, considerado o maior evento internacional de Educação Matemática. Apresentamos os resultados, parcialmente obtidos a partir de uma análise hermenêutica, sobre as pesquisas mapeadas que tiveram como objetivo expor reflexões sobre provas e demonstrações em sala de aula e o papel do professor neste ambiente, levando-se em considerações seus saberes e suas escolhas didático-pedagógicas. Em nossas análises, três categorias gerais emergiram, e, a partir destas, concluímos que grande parte das pesquisas concentram-se na elaboração, aplicação e avaliação de atividades investigativas propostas aos alunos na exploração das demonstrações matemáticas. Observamos, ainda, que os resultados apresentados podem contribuir para a atividade docente em relação ao ensino das provas e demonstrações, mesmo sendo poucas as pesquisas dentro desta temática que se desenvolvem com foco na prática docente. |
id |
UCS-4_78f6b4459a0aeb2437f3d82bd5aa84cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1030 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticasProvas e DemonstraçõesEstado da ArtePrática DocenteEsta comunicação contempla parte dos dados já coletados e em fase de análise de uma pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em nível de doutoramento. O objetivo da pesquisa é apresentar, por meio de um percurso fenomenológico, um Estado da Arte, em âmbito internacional e nacional, acerca das pesquisas que discutem questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de provas e demonstrações em Matemática. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos um mapeamento de eventos da área de Educação Matemática ocorridos no período de 2003 a 2013. Nesta comunicação, elucidamos os dados provenientes de três edições do International Congress on Mathematical Education (ICME) – a saber: ICME 10, ICME 11 e ICME 12 -, considerado o maior evento internacional de Educação Matemática. Apresentamos os resultados, parcialmente obtidos a partir de uma análise hermenêutica, sobre as pesquisas mapeadas que tiveram como objetivo expor reflexões sobre provas e demonstrações em sala de aula e o papel do professor neste ambiente, levando-se em considerações seus saberes e suas escolhas didático-pedagógicas. Em nossas análises, três categorias gerais emergiram, e, a partir destas, concluímos que grande parte das pesquisas concentram-se na elaboração, aplicação e avaliação de atividades investigativas propostas aos alunos na exploração das demonstrações matemáticas. Observamos, ainda, que os resultados apresentados podem contribuir para a atividade docente em relação ao ensino das provas e demonstrações, mesmo sendo poucas as pesquisas dentro desta temática que se desenvolvem com foco na prática docente.Editora Cruzeiro do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/103010.26843/rencima.v6i1.1030Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 12-212179-426X10.26843/rencima.v6i1reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1030/727https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fernanda AparecidaSantos, Cintia Aparecida Bento dos2023-04-20T21:37:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1030Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-20T21:37:40Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
title |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
spellingShingle |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas Ferreira, Fernanda Aparecida Provas e Demonstrações Estado da Arte Prática Docente |
title_short |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
title_full |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
title_fullStr |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
title_full_unstemmed |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
title_sort |
Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas |
author |
Ferreira, Fernanda Aparecida |
author_facet |
Ferreira, Fernanda Aparecida Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fernanda Aparecida Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Provas e Demonstrações Estado da Arte Prática Docente |
topic |
Provas e Demonstrações Estado da Arte Prática Docente |
description |
Esta comunicação contempla parte dos dados já coletados e em fase de análise de uma pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em nível de doutoramento. O objetivo da pesquisa é apresentar, por meio de um percurso fenomenológico, um Estado da Arte, em âmbito internacional e nacional, acerca das pesquisas que discutem questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de provas e demonstrações em Matemática. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos um mapeamento de eventos da área de Educação Matemática ocorridos no período de 2003 a 2013. Nesta comunicação, elucidamos os dados provenientes de três edições do International Congress on Mathematical Education (ICME) – a saber: ICME 10, ICME 11 e ICME 12 -, considerado o maior evento internacional de Educação Matemática. Apresentamos os resultados, parcialmente obtidos a partir de uma análise hermenêutica, sobre as pesquisas mapeadas que tiveram como objetivo expor reflexões sobre provas e demonstrações em sala de aula e o papel do professor neste ambiente, levando-se em considerações seus saberes e suas escolhas didático-pedagógicas. Em nossas análises, três categorias gerais emergiram, e, a partir destas, concluímos que grande parte das pesquisas concentram-se na elaboração, aplicação e avaliação de atividades investigativas propostas aos alunos na exploração das demonstrações matemáticas. Observamos, ainda, que os resultados apresentados podem contribuir para a atividade docente em relação ao ensino das provas e demonstrações, mesmo sendo poucas as pesquisas dentro desta temática que se desenvolvem com foco na prática docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1030 10.26843/rencima.v6i1.1030 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1030 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v6i1.1030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1030/727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 6 n. 1 (2015): mar.; 12-21 2179-426X 10.26843/rencima.v6i1 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306129283481600 |