O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani, Érica Marlúcia Leite
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2095
Resumo: O trabalho que desenvolvemos e apresentamos nesta tese teve origem nas observações das dificuldades existentes na aprendizagem dos alunos em relação a derivadas de funções reais de uma variável real, e na necessidade de se adequar o ensino desses conteúdos de maneira a atender às demandas do ensino técnico. O objetivo desta pesquisa foi investigar como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas contribui para o desenvolvimento do trabalho com derivadas em sala de aula no curso técnico de Eletrônica. É uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio da pesquisa participante. Na pesquisa de campo, foram utilizados a observação participante, questionários e a análise documental. Os dados foram registrados em diário de campo e em gravações de áudio e vídeo, e os documentos analisados são os manuscritos com os registros das resoluções dos problemas propostos em sala de aula. A avaliação se deu de maneira continuada, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, revelando lacunas em conhecimentos prévios. Os dados evidenciaram momentos em que a avaliação foi favorecida, permitindo aos alunos manifestarem suas dificuldades e à professora tomar decisões pedagógicas que promovessem a melhoria do ensino-aprendizagem. Os dados sugerem, ainda, que os alunos compreenderam o cerne do conceito de derivada de função num ponto, ou seja, o de taxa de variação instantânea, tornando-se capazes de estabelecer relações entre o conhecimento matemático e os conhecimentos da área técnica. Apesar de terem considerado o processo cansativo, julgaram que a metodologia lhes permitiu vivenciar uma nova e boa maneira de aprender, uma maneira que lhes possibilitou mobilizar diferentes estratégias de resolução de problemas e que os levou à compreensão dos conteúdos.  
id UCS-4_cbb55b447d03a9387033ff0ac6cd1527
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2095
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de ProblemasEducação MatemáticaResolução de problemasDerivadasEnsino Médio ProfissionalizanteO trabalho que desenvolvemos e apresentamos nesta tese teve origem nas observações das dificuldades existentes na aprendizagem dos alunos em relação a derivadas de funções reais de uma variável real, e na necessidade de se adequar o ensino desses conteúdos de maneira a atender às demandas do ensino técnico. O objetivo desta pesquisa foi investigar como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas contribui para o desenvolvimento do trabalho com derivadas em sala de aula no curso técnico de Eletrônica. É uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio da pesquisa participante. Na pesquisa de campo, foram utilizados a observação participante, questionários e a análise documental. Os dados foram registrados em diário de campo e em gravações de áudio e vídeo, e os documentos analisados são os manuscritos com os registros das resoluções dos problemas propostos em sala de aula. A avaliação se deu de maneira continuada, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, revelando lacunas em conhecimentos prévios. Os dados evidenciaram momentos em que a avaliação foi favorecida, permitindo aos alunos manifestarem suas dificuldades e à professora tomar decisões pedagógicas que promovessem a melhoria do ensino-aprendizagem. Os dados sugerem, ainda, que os alunos compreenderam o cerne do conceito de derivada de função num ponto, ou seja, o de taxa de variação instantânea, tornando-se capazes de estabelecer relações entre o conhecimento matemático e os conhecimentos da área técnica. Apesar de terem considerado o processo cansativo, julgaram que a metodologia lhes permitiu vivenciar uma nova e boa maneira de aprender, uma maneira que lhes possibilitou mobilizar diferentes estratégias de resolução de problemas e que os levou à compreensão dos conteúdos.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/209510.26843/rencima.v9i6.2095Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 612179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2095/1084https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagani, Érica Marlúcia LeiteAllevato, Norma Suely Gomes2023-04-21T01:02:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2095Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:02:27Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
title O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
spellingShingle O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
Pagani, Érica Marlúcia Leite
Educação Matemática
Resolução de problemas
Derivadas
Ensino Médio Profissionalizante
title_short O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
title_full O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
title_fullStr O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
title_full_unstemmed O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
title_sort O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de derivadas no curso Técnico Integrado ao Médio através da Resolução de Problemas
author Pagani, Érica Marlúcia Leite
author_facet Pagani, Érica Marlúcia Leite
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagani, Érica Marlúcia Leite
Allevato, Norma Suely Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Resolução de problemas
Derivadas
Ensino Médio Profissionalizante
topic Educação Matemática
Resolução de problemas
Derivadas
Ensino Médio Profissionalizante
description O trabalho que desenvolvemos e apresentamos nesta tese teve origem nas observações das dificuldades existentes na aprendizagem dos alunos em relação a derivadas de funções reais de uma variável real, e na necessidade de se adequar o ensino desses conteúdos de maneira a atender às demandas do ensino técnico. O objetivo desta pesquisa foi investigar como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas contribui para o desenvolvimento do trabalho com derivadas em sala de aula no curso técnico de Eletrônica. É uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio da pesquisa participante. Na pesquisa de campo, foram utilizados a observação participante, questionários e a análise documental. Os dados foram registrados em diário de campo e em gravações de áudio e vídeo, e os documentos analisados são os manuscritos com os registros das resoluções dos problemas propostos em sala de aula. A avaliação se deu de maneira continuada, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, revelando lacunas em conhecimentos prévios. Os dados evidenciaram momentos em que a avaliação foi favorecida, permitindo aos alunos manifestarem suas dificuldades e à professora tomar decisões pedagógicas que promovessem a melhoria do ensino-aprendizagem. Os dados sugerem, ainda, que os alunos compreenderam o cerne do conceito de derivada de função num ponto, ou seja, o de taxa de variação instantânea, tornando-se capazes de estabelecer relações entre o conhecimento matemático e os conhecimentos da área técnica. Apesar de terem considerado o processo cansativo, julgaram que a metodologia lhes permitiu vivenciar uma nova e boa maneira de aprender, uma maneira que lhes possibilitou mobilizar diferentes estratégias de resolução de problemas e que os levou à compreensão dos conteúdos.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2095
10.26843/rencima.v9i6.2095
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2095
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2095/1084
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 61
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130826985472