À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419 |
Resumo: | O presente artigo traz a discussão sobre o uso dos Dispositivos Móveis na sala de aula de Matemática. Neste sentido, reconhece-se a importância que seu uso esteja diretamente relacionado a uma proposta pedagógica, e se vislumbra na elaboração e aplicação de tarefas uma possibilidade para que se constitua tal relação. Para exemplificar é apresentada a tarefa de Educação Financeira Escolar “À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda”, que tem o intuito de motivar os estudantes à tomada de decisão, de forma crítica, em situações que envolvam dinheiro, assim, retratando o objetivo principal deste artigo. Neste debate fica evidente a existência de contribuições positivas dos dispositivos móveis nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seu uso não seja simplesmente liberado sem que haja um direcionamento aos estudantes. Destaca-se, ainda, que tarefas são um dos meios, mas não o único, de se integrar as tecnologias móveis presentes na sala de aula e, por isso, vale-se deste espaço para convidar a outras reflexões sobre o uso de tais tecnologias. |
id |
UCS-4_d0d73e1c90ba1a1a801a6255784971d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2419 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveisDispositivos móveisEducação financeira escolarEducação matemáticaO presente artigo traz a discussão sobre o uso dos Dispositivos Móveis na sala de aula de Matemática. Neste sentido, reconhece-se a importância que seu uso esteja diretamente relacionado a uma proposta pedagógica, e se vislumbra na elaboração e aplicação de tarefas uma possibilidade para que se constitua tal relação. Para exemplificar é apresentada a tarefa de Educação Financeira Escolar “À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda”, que tem o intuito de motivar os estudantes à tomada de decisão, de forma crítica, em situações que envolvam dinheiro, assim, retratando o objetivo principal deste artigo. Neste debate fica evidente a existência de contribuições positivas dos dispositivos móveis nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seu uso não seja simplesmente liberado sem que haja um direcionamento aos estudantes. Destaca-se, ainda, que tarefas são um dos meios, mas não o único, de se integrar as tecnologias móveis presentes na sala de aula e, por isso, vale-se deste espaço para convidar a outras reflexões sobre o uso de tais tecnologias.Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/241910.26843/rencima.v10i4.2419Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 70-882179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419/1147https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Fausto Daniel AlvesScortegagna, LiamaraBarrére, Eduardo2023-05-12T03:50:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2419Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T03:50:56Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
title |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
spellingShingle |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis Fernandes, Fausto Daniel Alves Dispositivos móveis Educação financeira escolar Educação matemática |
title_short |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
title_full |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
title_fullStr |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
title_full_unstemmed |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
title_sort |
À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis |
author |
Fernandes, Fausto Daniel Alves |
author_facet |
Fernandes, Fausto Daniel Alves Scortegagna, Liamara Barrére, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Scortegagna, Liamara Barrére, Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Fausto Daniel Alves Scortegagna, Liamara Barrére, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos móveis Educação financeira escolar Educação matemática |
topic |
Dispositivos móveis Educação financeira escolar Educação matemática |
description |
O presente artigo traz a discussão sobre o uso dos Dispositivos Móveis na sala de aula de Matemática. Neste sentido, reconhece-se a importância que seu uso esteja diretamente relacionado a uma proposta pedagógica, e se vislumbra na elaboração e aplicação de tarefas uma possibilidade para que se constitua tal relação. Para exemplificar é apresentada a tarefa de Educação Financeira Escolar “À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda”, que tem o intuito de motivar os estudantes à tomada de decisão, de forma crítica, em situações que envolvam dinheiro, assim, retratando o objetivo principal deste artigo. Neste debate fica evidente a existência de contribuições positivas dos dispositivos móveis nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seu uso não seja simplesmente liberado sem que haja um direcionamento aos estudantes. Destaca-se, ainda, que tarefas são um dos meios, mas não o único, de se integrar as tecnologias móveis presentes na sala de aula e, por isso, vale-se deste espaço para convidar a outras reflexões sobre o uso de tais tecnologias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419 10.26843/rencima.v10i4.2419 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v10i4.2419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419/1147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 70-88 2179-426X 10.26843/rencima.v10i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131272630272 |