À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fausto Daniel Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scortegagna, Liamara, Barrére, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419
Resumo: O presente artigo traz a discussão sobre o uso dos Dispositivos Móveis na sala de aula de Matemática. Neste sentido, reconhece-se a importância que seu uso esteja diretamente relacionado a uma proposta pedagógica, e se vislumbra na elaboração e aplicação de tarefas uma possibilidade para que se constitua tal relação. Para exemplificar é apresentada a tarefa de Educação Financeira Escolar “À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda”, que tem o intuito de motivar os estudantes à tomada de decisão, de forma crítica, em situações que envolvam dinheiro, assim, retratando o objetivo principal deste artigo. Neste debate fica evidente a existência de contribuições positivas dos dispositivos móveis nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seu uso não seja simplesmente liberado sem que haja um direcionamento aos estudantes. Destaca-se, ainda, que tarefas são um dos meios, mas não o único, de se integrar as tecnologias móveis presentes na sala de aula e, por isso, vale-se deste espaço para convidar a outras reflexões sobre o uso de tais tecnologias.
id UCS-4_d0d73e1c90ba1a1a801a6255784971d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2419
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveisDispositivos móveisEducação financeira escolarEducação matemáticaO presente artigo traz a discussão sobre o uso dos Dispositivos Móveis na sala de aula de Matemática. Neste sentido, reconhece-se a importância que seu uso esteja diretamente relacionado a uma proposta pedagógica, e se vislumbra na elaboração e aplicação de tarefas uma possibilidade para que se constitua tal relação. Para exemplificar é apresentada a tarefa de Educação Financeira Escolar “À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda”, que tem o intuito de motivar os estudantes à tomada de decisão, de forma crítica, em situações que envolvam dinheiro, assim, retratando o objetivo principal deste artigo. Neste debate fica evidente a existência de contribuições positivas dos dispositivos móveis nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seu uso não seja simplesmente liberado sem que haja um direcionamento aos estudantes. Destaca-se, ainda, que tarefas são um dos meios, mas não o único, de se integrar as tecnologias móveis presentes na sala de aula e, por isso, vale-se deste espaço para convidar a outras reflexões sobre o uso de tais tecnologias.Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/241910.26843/rencima.v10i4.2419Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 70-882179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419/1147https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Fausto Daniel AlvesScortegagna, LiamaraBarrére, Eduardo2023-05-12T03:50:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2419Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T03:50:56Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
title À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
spellingShingle À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
Fernandes, Fausto Daniel Alves
Dispositivos móveis
Educação financeira escolar
Educação matemática
title_short À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
title_full À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
title_fullStr À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
title_full_unstemmed À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
title_sort À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda: ensino de educação financeira escolar utilizando dispositivos móveis
author Fernandes, Fausto Daniel Alves
author_facet Fernandes, Fausto Daniel Alves
Scortegagna, Liamara
Barrére, Eduardo
author_role author
author2 Scortegagna, Liamara
Barrére, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fausto Daniel Alves
Scortegagna, Liamara
Barrére, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Educação financeira escolar
Educação matemática
topic Dispositivos móveis
Educação financeira escolar
Educação matemática
description O presente artigo traz a discussão sobre o uso dos Dispositivos Móveis na sala de aula de Matemática. Neste sentido, reconhece-se a importância que seu uso esteja diretamente relacionado a uma proposta pedagógica, e se vislumbra na elaboração e aplicação de tarefas uma possibilidade para que se constitua tal relação. Para exemplificar é apresentada a tarefa de Educação Financeira Escolar “À vista ou à prazo - dois lados de uma mesma moeda”, que tem o intuito de motivar os estudantes à tomada de decisão, de forma crítica, em situações que envolvam dinheiro, assim, retratando o objetivo principal deste artigo. Neste debate fica evidente a existência de contribuições positivas dos dispositivos móveis nos processos de ensino e de aprendizagem, desde que seu uso não seja simplesmente liberado sem que haja um direcionamento aos estudantes. Destaca-se, ainda, que tarefas são um dos meios, mas não o único, de se integrar as tecnologias móveis presentes na sala de aula e, por isso, vale-se deste espaço para convidar a outras reflexões sobre o uso de tais tecnologias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419
10.26843/rencima.v10i4.2419
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v10i4.2419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2419/1147
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 70-88
2179-426X
10.26843/rencima.v10i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131272630272