Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695 |
Resumo: | O relato de experiência aqui apresentado se refere a uma atividade organizada no âmbito da disciplina de Biofísica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto das Práticas como Componente Curricular (PCC). Especificamente trata-se da descrição do processo de elaboração/criação do jogo Césio-137: Na trilha da radiação. O objetivo dessa produção foi criar alternativas para o ensino do conceito de "Radiações ionizantes". A construção do jogo foi orientada por duas grandes referências: a) jogos pedagógicos e b) história e filosofia da ciência. Consideramos que a PCC pode ser um momento ímpar para integração teoria-prática na formação de professores. Em relação ao jogo, o mesmo pode ser utilizado para apresentação de um novo conceito (radiação ionizante) contextualizado histórica e localmente (à luz do acidente radiológico com Césio-137) e para realizar uma revisão e/ou avaliação sobre o conteúdo proposto. |
id |
UCS-4_d8497cfa1d584de0cfdd3337dc8b5b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2695 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricularHistória da CiênciaCésio-137Ensino de CiênciasFormação de Professores O relato de experiência aqui apresentado se refere a uma atividade organizada no âmbito da disciplina de Biofísica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto das Práticas como Componente Curricular (PCC). Especificamente trata-se da descrição do processo de elaboração/criação do jogo Césio-137: Na trilha da radiação. O objetivo dessa produção foi criar alternativas para o ensino do conceito de "Radiações ionizantes". A construção do jogo foi orientada por duas grandes referências: a) jogos pedagógicos e b) história e filosofia da ciência. Consideramos que a PCC pode ser um momento ímpar para integração teoria-prática na formação de professores. Em relação ao jogo, o mesmo pode ser utilizado para apresentação de um novo conceito (radiação ionizante) contextualizado histórica e localmente (à luz do acidente radiológico com Césio-137) e para realizar uma revisão e/ou avaliação sobre o conteúdo proposto. Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/269510.26843/rencima.v11i5.2695Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 132-1452179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695/1306https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695/1353https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Beatriz Cardoso dosFaria, Gabriela Peres dePaiva, Erick Henrique SiqueiraGuimarães, Simone Sendin MoreiraFaria, Fabrícia Paula de2023-05-12T04:19:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2695Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:19:41Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
title |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
spellingShingle |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular Santos, Beatriz Cardoso dos História da Ciência Césio-137 Ensino de Ciências Formação de Professores |
title_short |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
title_full |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
title_fullStr |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
title_full_unstemmed |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
title_sort |
Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular |
author |
Santos, Beatriz Cardoso dos |
author_facet |
Santos, Beatriz Cardoso dos Faria, Gabriela Peres de Paiva, Erick Henrique Siqueira Guimarães, Simone Sendin Moreira Faria, Fabrícia Paula de |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Gabriela Peres de Paiva, Erick Henrique Siqueira Guimarães, Simone Sendin Moreira Faria, Fabrícia Paula de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Beatriz Cardoso dos Faria, Gabriela Peres de Paiva, Erick Henrique Siqueira Guimarães, Simone Sendin Moreira Faria, Fabrícia Paula de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência Césio-137 Ensino de Ciências Formação de Professores |
topic |
História da Ciência Césio-137 Ensino de Ciências Formação de Professores |
description |
O relato de experiência aqui apresentado se refere a uma atividade organizada no âmbito da disciplina de Biofísica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto das Práticas como Componente Curricular (PCC). Especificamente trata-se da descrição do processo de elaboração/criação do jogo Césio-137: Na trilha da radiação. O objetivo dessa produção foi criar alternativas para o ensino do conceito de "Radiações ionizantes". A construção do jogo foi orientada por duas grandes referências: a) jogos pedagógicos e b) história e filosofia da ciência. Consideramos que a PCC pode ser um momento ímpar para integração teoria-prática na formação de professores. Em relação ao jogo, o mesmo pode ser utilizado para apresentação de um novo conceito (radiação ionizante) contextualizado histórica e localmente (à luz do acidente radiológico com Césio-137) e para realizar uma revisão e/ou avaliação sobre o conteúdo proposto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695 10.26843/rencima.v11i5.2695 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i5.2695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695/1306 https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2695/1353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 132-145 2179-426X 10.26843/rencima.v11i5 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131741343744 |