Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adelson de Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schimiguel, Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2086
Resumo: A tese tem por objetivo elaborar uma estratégia educacional que gere ações direcionadas à Formação Profissional Técnica de Nível Médio (FPTNM), fundamentada no ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na educação empreendedora, tendo os ambientes de inovação como elementos de suporte para a sustentação de uma proposta de ensino transdisciplinar. O problema de pesquisa passa pelo seguinte desafio: Como o enfoque CTS e a educação empreendedora podem contribuir para a FPTNM? Os princípios teóricos básicos foram os conceitos e fundamentos sobre CTS, educação empreendedora, inovação, Parques Tecnológicos (PqTs), leitura de entorno e os regulamentos que orientam a FPTNM. A metodologia da pesquisa utilizada foi uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), sendo exploratória e descritiva. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, vários recursos metodológicos foram utilizados: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e levantamento de dados na região do entorno do PqT de SC. Os atores envolvidos nesse processo foram os gestores de PqTs por meio de entrevistas semiestruturadas, os pesquisadores responsáveis pela coleta de dados, utilizando formulários elaborados especificamente para essa pesquisa, e a população residente no entorno do PqT de SC. Como resultado, esta pesquisa apresenta um framework conceitual, que traz uma proposta de ensino estruturada a partir de Trabalho por Projetos, com ações direcionadas à FPTNM, fundamentada nos princípios do enfoque CTS e na educação empreendedora, voltada à comunidade do entorno dos PqTs, criando uma referência que possa ser aplicada como uma estratégia de processo educativo. A proposta se mostrou relevante devido à aridez de trabalhos científicos que abordam o tema com a amplitude apresentada.  
id UCS-4_ebecd47415a5917f449314811e70d700
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2086
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicosCTSFormação Profissional Técnica de Nível MédioEducação EmpreendedoraEducação CientíficaA tese tem por objetivo elaborar uma estratégia educacional que gere ações direcionadas à Formação Profissional Técnica de Nível Médio (FPTNM), fundamentada no ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na educação empreendedora, tendo os ambientes de inovação como elementos de suporte para a sustentação de uma proposta de ensino transdisciplinar. O problema de pesquisa passa pelo seguinte desafio: Como o enfoque CTS e a educação empreendedora podem contribuir para a FPTNM? Os princípios teóricos básicos foram os conceitos e fundamentos sobre CTS, educação empreendedora, inovação, Parques Tecnológicos (PqTs), leitura de entorno e os regulamentos que orientam a FPTNM. A metodologia da pesquisa utilizada foi uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), sendo exploratória e descritiva. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, vários recursos metodológicos foram utilizados: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e levantamento de dados na região do entorno do PqT de SC. Os atores envolvidos nesse processo foram os gestores de PqTs por meio de entrevistas semiestruturadas, os pesquisadores responsáveis pela coleta de dados, utilizando formulários elaborados especificamente para essa pesquisa, e a população residente no entorno do PqT de SC. Como resultado, esta pesquisa apresenta um framework conceitual, que traz uma proposta de ensino estruturada a partir de Trabalho por Projetos, com ações direcionadas à FPTNM, fundamentada nos princípios do enfoque CTS e na educação empreendedora, voltada à comunidade do entorno dos PqTs, criando uma referência que possa ser aplicada como uma estratégia de processo educativo. A proposta se mostrou relevante devido à aridez de trabalhos científicos que abordam o tema com a amplitude apresentada.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208610.26843/rencima.v9i6.2086Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 532179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2086/1075https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adelson de PaulaSchimiguel, Juliano2023-04-21T00:59:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2086Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:59:14Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
title Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
spellingShingle Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
Silva, Adelson de Paula
CTS
Formação Profissional Técnica de Nível Médio
Educação Empreendedora
Educação Científica
title_short Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
title_full Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
title_fullStr Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
title_full_unstemmed Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
title_sort Formação Profissional Técnica, CTS e Educação Empreendedora: implicações com os parques tecnológicos
author Silva, Adelson de Paula
author_facet Silva, Adelson de Paula
Schimiguel, Juliano
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adelson de Paula
Schimiguel, Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Formação Profissional Técnica de Nível Médio
Educação Empreendedora
Educação Científica
topic CTS
Formação Profissional Técnica de Nível Médio
Educação Empreendedora
Educação Científica
description A tese tem por objetivo elaborar uma estratégia educacional que gere ações direcionadas à Formação Profissional Técnica de Nível Médio (FPTNM), fundamentada no ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na educação empreendedora, tendo os ambientes de inovação como elementos de suporte para a sustentação de uma proposta de ensino transdisciplinar. O problema de pesquisa passa pelo seguinte desafio: Como o enfoque CTS e a educação empreendedora podem contribuir para a FPTNM? Os princípios teóricos básicos foram os conceitos e fundamentos sobre CTS, educação empreendedora, inovação, Parques Tecnológicos (PqTs), leitura de entorno e os regulamentos que orientam a FPTNM. A metodologia da pesquisa utilizada foi uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), sendo exploratória e descritiva. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, vários recursos metodológicos foram utilizados: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e levantamento de dados na região do entorno do PqT de SC. Os atores envolvidos nesse processo foram os gestores de PqTs por meio de entrevistas semiestruturadas, os pesquisadores responsáveis pela coleta de dados, utilizando formulários elaborados especificamente para essa pesquisa, e a população residente no entorno do PqT de SC. Como resultado, esta pesquisa apresenta um framework conceitual, que traz uma proposta de ensino estruturada a partir de Trabalho por Projetos, com ações direcionadas à FPTNM, fundamentada nos princípios do enfoque CTS e na educação empreendedora, voltada à comunidade do entorno dos PqTs, criando uma referência que possa ser aplicada como uma estratégia de processo educativo. A proposta se mostrou relevante devido à aridez de trabalhos científicos que abordam o tema com a amplitude apresentada.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2086
10.26843/rencima.v9i6.2086
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2086
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2086/1075
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 53
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130810208256