Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merlim, Ronald dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Da Silva, Flávia Rodrigues, Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos, Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado, Caldas, Renata Lacerta, Machado, Cassiana Barreto Hygino, Garcia, Vantelfo Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
DOI: 10.26843/rencima.v11i4.2478
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores.
id UCS-4_fd99ef7125228140a7a96dac86a60383
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2478
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
spelling Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipalEstudo de CasoEnsino de CiênciasGases IdeaisEste trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/247810.26843/rencima.v11i4.2478Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 149-1682179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478/1299https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerlim, Ronald dos SantosDa Silva, Flávia RodriguesMerlim Saraiva, Vanessa Dos SantosVicente dos Santos Cruz, Rayana MachadoCaldas, Renata LacertaMachado, Cassiana Barreto HyginoGarcia, Vantelfo Nunes2023-04-21T21:13:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2478Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:13:19Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
title Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
spellingShingle Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
Merlim, Ronald dos Santos
Estudo de Caso
Ensino de Ciências
Gases Ideais
Merlim, Ronald dos Santos
Estudo de Caso
Ensino de Ciências
Gases Ideais
title_short Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
title_full Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
title_fullStr Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
title_full_unstemmed Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
title_sort Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
author Merlim, Ronald dos Santos
author_facet Merlim, Ronald dos Santos
Merlim, Ronald dos Santos
Da Silva, Flávia Rodrigues
Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos
Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado
Caldas, Renata Lacerta
Machado, Cassiana Barreto Hygino
Garcia, Vantelfo Nunes
Da Silva, Flávia Rodrigues
Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos
Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado
Caldas, Renata Lacerta
Machado, Cassiana Barreto Hygino
Garcia, Vantelfo Nunes
author_role author
author2 Da Silva, Flávia Rodrigues
Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos
Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado
Caldas, Renata Lacerta
Machado, Cassiana Barreto Hygino
Garcia, Vantelfo Nunes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merlim, Ronald dos Santos
Da Silva, Flávia Rodrigues
Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos
Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado
Caldas, Renata Lacerta
Machado, Cassiana Barreto Hygino
Garcia, Vantelfo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de Caso
Ensino de Ciências
Gases Ideais
topic Estudo de Caso
Ensino de Ciências
Gases Ideais
description Este trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478
10.26843/rencima.v11i4.2478
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.2478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478/1299
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 149-168
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1822182889405546497
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.2478