Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
DOI: | 10.26843/rencima.v11i4.2478 |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores. |
id |
UCS-4_fd99ef7125228140a7a96dac86a60383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2478 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
spelling |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipalEstudo de CasoEnsino de CiênciasGases IdeaisEste trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/247810.26843/rencima.v11i4.2478Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 149-1682179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478/1299https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerlim, Ronald dos SantosDa Silva, Flávia RodriguesMerlim Saraiva, Vanessa Dos SantosVicente dos Santos Cruz, Rayana MachadoCaldas, Renata LacertaMachado, Cassiana Barreto HyginoGarcia, Vantelfo Nunes2023-04-21T21:13:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2478Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:13:19Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
title |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
spellingShingle |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal Merlim, Ronald dos Santos Estudo de Caso Ensino de Ciências Gases Ideais Merlim, Ronald dos Santos Estudo de Caso Ensino de Ciências Gases Ideais |
title_short |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
title_full |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
title_fullStr |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
title_sort |
Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal |
author |
Merlim, Ronald dos Santos |
author_facet |
Merlim, Ronald dos Santos Merlim, Ronald dos Santos Da Silva, Flávia Rodrigues Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado Caldas, Renata Lacerta Machado, Cassiana Barreto Hygino Garcia, Vantelfo Nunes Da Silva, Flávia Rodrigues Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado Caldas, Renata Lacerta Machado, Cassiana Barreto Hygino Garcia, Vantelfo Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Da Silva, Flávia Rodrigues Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado Caldas, Renata Lacerta Machado, Cassiana Barreto Hygino Garcia, Vantelfo Nunes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merlim, Ronald dos Santos Da Silva, Flávia Rodrigues Merlim Saraiva, Vanessa Dos Santos Vicente dos Santos Cruz, Rayana Machado Caldas, Renata Lacerta Machado, Cassiana Barreto Hygino Garcia, Vantelfo Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de Caso Ensino de Ciências Gases Ideais |
topic |
Estudo de Caso Ensino de Ciências Gases Ideais |
description |
Este trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478 10.26843/rencima.v11i4.2478 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.2478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2478/1299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 149-168 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1822182889405546497 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.2478 |