O imaginário ou a comunicação entre corpo e linguagem: problematização do fenômeno da incorporação no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4426 |
Resumo: | O presente trabalho visa a explorar a noção de incorporação como fenômeno mediúnico brasileiro, relacionando-a com as concepções acadêmico-clássicas de transe, êxtase e possessão, especificando-a e identificando suas particularidades. Após uma revisão conceitual, partimos para a observação do fenômeno brasileiro in loco, em uma observação etnográfica que permite identificar a incorporação mediúnica como um processo de alteridade/identidade. Partindo da hipótese segundo a qual o imaginário seria responsável pela mediação entre a sensação física e a linguagem, colocamos as bases para um pensamento-corpo e concluímos, ainda que provisoriamente, que o imaginário pode ser objeto da terceiraciência, essa que poderia dar conta do terceiro incluído entre corpo e mente, entre corpo e espírito; a responsável pela relação com a alteridade em nós e fora de nós: a comunicação. |
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O imaginário ou a comunicação entre corpo e linguagem: problematização do fenômeno da incorporação no BrasilComunicação; Imaginário; CulturaComunicação; Imaginário; Corpo; Umbanda.O presente trabalho visa a explorar a noção de incorporação como fenômeno mediúnico brasileiro, relacionando-a com as concepções acadêmico-clássicas de transe, êxtase e possessão, especificando-a e identificando suas particularidades. Após uma revisão conceitual, partimos para a observação do fenômeno brasileiro in loco, em uma observação etnográfica que permite identificar a incorporação mediúnica como um processo de alteridade/identidade. Partindo da hipótese segundo a qual o imaginário seria responsável pela mediação entre a sensação física e a linguagem, colocamos as bases para um pensamento-corpo e concluímos, ainda que provisoriamente, que o imaginário pode ser objeto da terceiraciência, essa que poderia dar conta do terceiro incluído entre corpo e mente, entre corpo e espírito; a responsável pela relação com a alteridade em nós e fora de nós: a comunicação.Universidade de Caxias do Sul - UCSDravet, Florence2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4426Conexão - Comunicação e Cultura; v. 15, n. 30 (2016): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4426/2845Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:33:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/4426Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:33:55Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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