Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileiras
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6802 |
Resumo: | Este artigo aborda duas diferentes perspectivas da presença da mulher negra nas artes brasileiras: como agente criadora de imagens e textos; e como figura passiva, representada de modo estereotipado. Por meio da reunião de obras literárias e artístico-visuais, produzidas entre os séculos XVI e XXI, na qual encontramos a mulher negra representada, podemos realizar uma leitura das modificações sócio-históricas ocorridas no País em relação a questões de gênero e étnico-raciais, principalmente no que diz respeito ao espaço destinado à autorrepresentação e ao lugar de fala. O pouco conhecimento sobre a existência de mulheres negras como criadoras de arte confirma a abstenção dos meios responsáveis pela pesquisa e difusão de conhecimento das áreas correspondentes, independentemente do caráter da ação, seja o silêncio intencional ou indiferente. |
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Do animal imoral à total invisibilidade: a representação da mulher negra nas artes visuais e na literatura brasileirasarte; cultura; sociologiacultura; arte; literatura; gênero; mulher negra; representação;Este artigo aborda duas diferentes perspectivas da presença da mulher negra nas artes brasileiras: como agente criadora de imagens e textos; e como figura passiva, representada de modo estereotipado. Por meio da reunião de obras literárias e artístico-visuais, produzidas entre os séculos XVI e XXI, na qual encontramos a mulher negra representada, podemos realizar uma leitura das modificações sócio-históricas ocorridas no País em relação a questões de gênero e étnico-raciais, principalmente no que diz respeito ao espaço destinado à autorrepresentação e ao lugar de fala. O pouco conhecimento sobre a existência de mulheres negras como criadoras de arte confirma a abstenção dos meios responsáveis pela pesquisa e difusão de conhecimento das áreas correspondentes, independentemente do caráter da ação, seja o silêncio intencional ou indiferente.Universidade de Caxias do Sul - UCSPicancio, Gabriela Valerdos Santos, Rafael JoséBoone, Silvana2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6802Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6802/4110Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-03T03:33:33Zoai:vkali30.ucs.br:article/6802Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2020-03-03T03:33:33Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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