Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5174 |
Resumo: | Uma das tendências da ficção televisiva brasileira, segundo Rondelli (1998), é deixar-se contaminar por temas da realidade, voltando-se mais ao realismo naturalista do que ao sentimentalismo melodramático. Análises acerca do assunto, de acordo com Lopes (2009), costumam considerar o padrão Globo de teledramaturgia. Este trabalho, por sua vez, pretende discutir como o SBT se apropria dos recursos do melodrama em seu conteúdo nacional dedicado a crianças e pré-adolescentes, segmento pouco explorado pelas emissoras de TV aberta. Para isso, toma-se por base a telenovela Carrossel (2012-2013), observando as dimensões comunicativas e culturais e evidenciando seus contextos de criação, produção e fruição. Ao utilizar a Estilística como metodologia, com base nas pesquisas de Pucci Júnior (2014a, 2014b) e de Rocha (2014, 2016), objetiva-se contribuir cientificamente com o aprimoramento crítico e metodológico dos Estudos de Televisão. |
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Melodrama infantojuvenil na televisão brasileira: análise estilística de Carrossel (SBT, 2012-2013)Comunicação; Cultura; MídiaAudiovisual; Televisão; Narrativas midiáticas; Melodrama; SBTUma das tendências da ficção televisiva brasileira, segundo Rondelli (1998), é deixar-se contaminar por temas da realidade, voltando-se mais ao realismo naturalista do que ao sentimentalismo melodramático. Análises acerca do assunto, de acordo com Lopes (2009), costumam considerar o padrão Globo de teledramaturgia. Este trabalho, por sua vez, pretende discutir como o SBT se apropria dos recursos do melodrama em seu conteúdo nacional dedicado a crianças e pré-adolescentes, segmento pouco explorado pelas emissoras de TV aberta. Para isso, toma-se por base a telenovela Carrossel (2012-2013), observando as dimensões comunicativas e culturais e evidenciando seus contextos de criação, produção e fruição. Ao utilizar a Estilística como metodologia, com base nas pesquisas de Pucci Júnior (2014a, 2014b) e de Rocha (2014, 2016), objetiva-se contribuir cientificamente com o aprimoramento crítico e metodológico dos Estudos de Televisão.Universidade de Caxias do Sul - UCSCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/Capes)Hergesel, João PauloFerraraz, Rogério2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5174Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 31 (2017): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5174/3037Direitos autorais 2017 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:34:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/5174Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:34:05Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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