Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Bonin, Jiani Adriana |
Data de Publicação: |
2016 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3791
|
Resumo: |
O texto tem como objetivo principal refletir sobre a Iniciação Científica como modalidade de formação de estudantes no campo científico. A reflexão realizada se debruça, inicialmente, sobre alguns fundamentos educacionais produtivos para orientar a construção desses processos de aprendizagem em perspectiva crítica. Na sequência, o sentido e os processos de formação em Iniciação Científica são problematizados à luz de contribuições voltadas à reflexão epistemológica crítica das práticas científicas e de propostas que refletem sobre a construção da cidadania, pensadas para o campo científico. A reflexão toma a pesquisa como eixo central de orientação dos processos formativos e tem como horizonte práticas desenvolvidas com essa modalidade educativa. |