A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289 |
Resumo: | Introdução: A iniciação científica (IC) engloba a realização de projeto de pesquisa na área acadêmica desenvolvida por discentes da graduação com orientação dos docentes nas universidades brasileiras públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento. Essa prática permite a construção do conhecimento científico desenvolvido pela associação de aluno-professor, contudo, o aluno sendo protagonista desse conhecimento. É inegável a importância que a iniciação científica possui durante a graduação pois representa uma forma dos alunos protagonizar a construção do conhecimento por meio do exercício da criatividade e do raciocínio. A vivência dos alunos do ensino médio em meio a pesquisa permite uma compreensão da natureza e da ciência, dando mais sentido aos ensinamentos em sala de aula. A inserção da iniciação científica no ensino médio é um método alternativo do ensino tradicional, pois cria possibilidades na sua própria construção e produção do conhecimento de forma mais significativa. Objetivo: Evidenciar a importância da inserção da iniciação cientifica no ensino médio. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante disso, conclui-se que a Iniciação Científica no Ensino Médio é de grande importância, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico, melhora o rendimento escolar destes alunos e os tornam mais competitivos para alcançar uma oportunidade em universidades públicas. Além disso, o incentivo à pesquisa é fundamental para formação de pesquisadores qualificados que irão auxiliar no desenvolvimento do país. |
id |
INDEP-1_ac9d9705f5eb50e001c270f09ad4b62f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/289 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA iniciação científicapesquisaensino médioIntrodução: A iniciação científica (IC) engloba a realização de projeto de pesquisa na área acadêmica desenvolvida por discentes da graduação com orientação dos docentes nas universidades brasileiras públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento. Essa prática permite a construção do conhecimento científico desenvolvido pela associação de aluno-professor, contudo, o aluno sendo protagonista desse conhecimento. É inegável a importância que a iniciação científica possui durante a graduação pois representa uma forma dos alunos protagonizar a construção do conhecimento por meio do exercício da criatividade e do raciocínio. A vivência dos alunos do ensino médio em meio a pesquisa permite uma compreensão da natureza e da ciência, dando mais sentido aos ensinamentos em sala de aula. A inserção da iniciação científica no ensino médio é um método alternativo do ensino tradicional, pois cria possibilidades na sua própria construção e produção do conhecimento de forma mais significativa. Objetivo: Evidenciar a importância da inserção da iniciação cientifica no ensino médio. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante disso, conclui-se que a Iniciação Científica no Ensino Médio é de grande importância, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico, melhora o rendimento escolar destes alunos e os tornam mais competitivos para alcançar uma oportunidade em universidades públicas. Além disso, o incentivo à pesquisa é fundamental para formação de pesquisadores qualificados que irão auxiliar no desenvolvimento do país.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-552675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289/215Copyright (c) 2022 Franciely Alves da Silva , Lorena Silva Freire , Caroline Moreira , Jean de Oliveira Lopes , Priscila Karla Fernandes Lopes , Liandra de Souza Oliveira , Higo Oliveira Inocêncio , Jéssica Priscila Fragoso de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranciely Alves da Silva Lorena Silva Freire Caroline Moreira Jean de Oliveira Lopes Priscila Karla Fernandes Lopes Liandra de Souza Oliveira Higo Oliveira Inocêncio Jéssica Priscila Fragoso de Moura 2023-08-01T03:32:10Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/289Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:10Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
title |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA Franciely Alves da Silva iniciação científica pesquisa ensino médio |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA |
author |
Franciely Alves da Silva |
author_facet |
Franciely Alves da Silva Lorena Silva Freire Caroline Moreira Jean de Oliveira Lopes Priscila Karla Fernandes Lopes Liandra de Souza Oliveira Higo Oliveira Inocêncio Jéssica Priscila Fragoso de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Lorena Silva Freire Caroline Moreira Jean de Oliveira Lopes Priscila Karla Fernandes Lopes Liandra de Souza Oliveira Higo Oliveira Inocêncio Jéssica Priscila Fragoso de Moura |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franciely Alves da Silva Lorena Silva Freire Caroline Moreira Jean de Oliveira Lopes Priscila Karla Fernandes Lopes Liandra de Souza Oliveira Higo Oliveira Inocêncio Jéssica Priscila Fragoso de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
iniciação científica pesquisa ensino médio |
topic |
iniciação científica pesquisa ensino médio |
description |
Introdução: A iniciação científica (IC) engloba a realização de projeto de pesquisa na área acadêmica desenvolvida por discentes da graduação com orientação dos docentes nas universidades brasileiras públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento. Essa prática permite a construção do conhecimento científico desenvolvido pela associação de aluno-professor, contudo, o aluno sendo protagonista desse conhecimento. É inegável a importância que a iniciação científica possui durante a graduação pois representa uma forma dos alunos protagonizar a construção do conhecimento por meio do exercício da criatividade e do raciocínio. A vivência dos alunos do ensino médio em meio a pesquisa permite uma compreensão da natureza e da ciência, dando mais sentido aos ensinamentos em sala de aula. A inserção da iniciação científica no ensino médio é um método alternativo do ensino tradicional, pois cria possibilidades na sua própria construção e produção do conhecimento de forma mais significativa. Objetivo: Evidenciar a importância da inserção da iniciação cientifica no ensino médio. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante disso, conclui-se que a Iniciação Científica no Ensino Médio é de grande importância, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico, melhora o rendimento escolar destes alunos e os tornam mais competitivos para alcançar uma oportunidade em universidades públicas. Além disso, o incentivo à pesquisa é fundamental para formação de pesquisadores qualificados que irão auxiliar no desenvolvimento do país. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289/215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55 Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55 Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55 2675-2999 27363//v2S1 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042485152710656 |