A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciely Alves da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lorena Silva Freire, Caroline Moreira, Jean de Oliveira Lopes, Priscila Karla Fernandes Lopes, Liandra de Souza Oliveira, Higo Oliveira Inocêncio, Jéssica Priscila Fragoso de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289
Resumo: Introdução: A iniciação científica (IC) engloba a realização de projeto de pesquisa na área acadêmica desenvolvida por discentes da graduação com orientação dos docentes nas universidades brasileiras públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento. Essa prática permite a construção do conhecimento científico desenvolvido pela associação de aluno-professor, contudo, o aluno sendo protagonista desse conhecimento. É inegável a importância que a iniciação científica possui durante a graduação pois representa uma forma dos alunos protagonizar a construção do conhecimento por meio do exercício da criatividade e do raciocínio.  A vivência dos alunos do ensino médio em meio a pesquisa permite uma compreensão da natureza e da ciência, dando mais sentido aos ensinamentos em sala de aula.  A inserção da iniciação científica no ensino médio é um método alternativo do ensino tradicional, pois cria possibilidades na sua própria construção e produção do conhecimento de forma mais significativa. Objetivo: Evidenciar a importância da inserção da iniciação cientifica no ensino médio. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante disso, conclui-se que a Iniciação Científica no Ensino Médio é de grande importância, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico, melhora o rendimento escolar destes alunos e os tornam mais competitivos para alcançar uma oportunidade em universidades públicas. Além disso, o incentivo à pesquisa é fundamental para formação de pesquisadores qualificados que irão auxiliar no desenvolvimento do país.
id INDEP-1_ac9d9705f5eb50e001c270f09ad4b62f
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/289
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA iniciação científicapesquisaensino médioIntrodução: A iniciação científica (IC) engloba a realização de projeto de pesquisa na área acadêmica desenvolvida por discentes da graduação com orientação dos docentes nas universidades brasileiras públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento. Essa prática permite a construção do conhecimento científico desenvolvido pela associação de aluno-professor, contudo, o aluno sendo protagonista desse conhecimento. É inegável a importância que a iniciação científica possui durante a graduação pois representa uma forma dos alunos protagonizar a construção do conhecimento por meio do exercício da criatividade e do raciocínio.  A vivência dos alunos do ensino médio em meio a pesquisa permite uma compreensão da natureza e da ciência, dando mais sentido aos ensinamentos em sala de aula.  A inserção da iniciação científica no ensino médio é um método alternativo do ensino tradicional, pois cria possibilidades na sua própria construção e produção do conhecimento de forma mais significativa. Objetivo: Evidenciar a importância da inserção da iniciação cientifica no ensino médio. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante disso, conclui-se que a Iniciação Científica no Ensino Médio é de grande importância, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico, melhora o rendimento escolar destes alunos e os tornam mais competitivos para alcançar uma oportunidade em universidades públicas. Além disso, o incentivo à pesquisa é fundamental para formação de pesquisadores qualificados que irão auxiliar no desenvolvimento do país.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-552675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289/215Copyright (c) 2022 Franciely Alves da Silva , Lorena Silva Freire , Caroline Moreira , Jean de Oliveira Lopes , Priscila Karla Fernandes Lopes , Liandra de Souza Oliveira , Higo Oliveira Inocêncio , Jéssica Priscila Fragoso de Moura https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranciely Alves da Silva Lorena Silva Freire Caroline Moreira Jean de Oliveira Lopes Priscila Karla Fernandes Lopes Liandra de Souza Oliveira Higo Oliveira Inocêncio Jéssica Priscila Fragoso de Moura 2023-08-01T03:32:10Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/289Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:10Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
title A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
Franciely Alves da Silva
iniciação científica
pesquisa
ensino médio
title_short A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
title_full A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
title_sort A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA
author Franciely Alves da Silva
author_facet Franciely Alves da Silva
Lorena Silva Freire
Caroline Moreira
Jean de Oliveira Lopes
Priscila Karla Fernandes Lopes
Liandra de Souza Oliveira
Higo Oliveira Inocêncio
Jéssica Priscila Fragoso de Moura
author_role author
author2 Lorena Silva Freire
Caroline Moreira
Jean de Oliveira Lopes
Priscila Karla Fernandes Lopes
Liandra de Souza Oliveira
Higo Oliveira Inocêncio
Jéssica Priscila Fragoso de Moura
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franciely Alves da Silva
Lorena Silva Freire
Caroline Moreira
Jean de Oliveira Lopes
Priscila Karla Fernandes Lopes
Liandra de Souza Oliveira
Higo Oliveira Inocêncio
Jéssica Priscila Fragoso de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv iniciação científica
pesquisa
ensino médio
topic iniciação científica
pesquisa
ensino médio
description Introdução: A iniciação científica (IC) engloba a realização de projeto de pesquisa na área acadêmica desenvolvida por discentes da graduação com orientação dos docentes nas universidades brasileiras públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento. Essa prática permite a construção do conhecimento científico desenvolvido pela associação de aluno-professor, contudo, o aluno sendo protagonista desse conhecimento. É inegável a importância que a iniciação científica possui durante a graduação pois representa uma forma dos alunos protagonizar a construção do conhecimento por meio do exercício da criatividade e do raciocínio.  A vivência dos alunos do ensino médio em meio a pesquisa permite uma compreensão da natureza e da ciência, dando mais sentido aos ensinamentos em sala de aula.  A inserção da iniciação científica no ensino médio é um método alternativo do ensino tradicional, pois cria possibilidades na sua própria construção e produção do conhecimento de forma mais significativa. Objetivo: Evidenciar a importância da inserção da iniciação cientifica no ensino médio. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante disso, conclui-se que a Iniciação Científica no Ensino Médio é de grande importância, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico, melhora o rendimento escolar destes alunos e os tornam mais competitivos para alcançar uma oportunidade em universidades públicas. Além disso, o incentivo à pesquisa é fundamental para formação de pesquisadores qualificados que irão auxiliar no desenvolvimento do país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/289/215
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 55-55
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042485152710656