“Fenomenologia do espírito” e os objetos industriais no Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7722 |
Resumo: | Este artigo desenvolve uma análise dos objetos industriais no Brasil a partir da segunda metade do século XX, utilizando como método a aplicação da teoria Fenomenologia do Espírito do filósofo G. W. F. Hegel. A dialética teórica é estruturada entre a globalização neoliberal (tese), o Brasil pós-Guerra (antítese) e os objetos industriais em território brasileiro (síntese). Os resultados revelam problemas estruturais na sociedade que culminaram na incompletude da teoria hegeliana aplicada ao contexto específico do Brasil quando comparado aos processos de industrialização estadunidense e europeu ocidental durante o mesmo período. É apresentado em comunhão o impacto histórico da linguagem do design e da publicidade, modelada nos objetos industriais, sobre a sociedade brasileira a partir de uma teoria filosófica universal. |
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“Fenomenologia do espírito” e os objetos industriais no Brasildesenho industrial; mídia; culturaFenomenologia do Espírito. Hegel. Objetos Industriais. Brasil.Este artigo desenvolve uma análise dos objetos industriais no Brasil a partir da segunda metade do século XX, utilizando como método a aplicação da teoria Fenomenologia do Espírito do filósofo G. W. F. Hegel. A dialética teórica é estruturada entre a globalização neoliberal (tese), o Brasil pós-Guerra (antítese) e os objetos industriais em território brasileiro (síntese). Os resultados revelam problemas estruturais na sociedade que culminaram na incompletude da teoria hegeliana aplicada ao contexto específico do Brasil quando comparado aos processos de industrialização estadunidense e europeu ocidental durante o mesmo período. É apresentado em comunhão o impacto histórico da linguagem do design e da publicidade, modelada nos objetos industriais, sobre a sociedade brasileira a partir de uma teoria filosófica universal.Universidade de Caxias do Sul - UCSde Freitas, Matheus Alberto RamosSilva, Sérgio Antônio2022-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7722Conexão - Comunicação e Cultura; v. 19, n. 38 (2020): Revista Conexão - Comunicação e Cultura2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7722/5166Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T12:47:09Zoai:vkali30.ucs.br:article/7722Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2022-05-19T12:47:09Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Este artigo desenvolve uma análise dos objetos industriais no Brasil a partir da segunda metade do século XX, utilizando como método a aplicação da teoria Fenomenologia do Espírito do filósofo G. W. F. Hegel. A dialética teórica é estruturada entre a globalização neoliberal (tese), o Brasil pós-Guerra (antítese) e os objetos industriais em território brasileiro (síntese). Os resultados revelam problemas estruturais na sociedade que culminaram na incompletude da teoria hegeliana aplicada ao contexto específico do Brasil quando comparado aos processos de industrialização estadunidense e europeu ocidental durante o mesmo período. É apresentado em comunhão o impacto histórico da linguagem do design e da publicidade, modelada nos objetos industriais, sobre a sociedade brasileira a partir de uma teoria filosófica universal. |
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