“Fenomenologia do espírito” e os objetos industriais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Matheus Alberto Ramos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Sérgio Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7722
Resumo: Este artigo desenvolve uma análise dos objetos industriais no Brasil a partir da segunda metade do século XX, utilizando como método a aplicação da teoria Fenomenologia do Espírito do filósofo G. W. F. Hegel. A dialética teórica é estruturada entre a globalização neoliberal (tese), o Brasil pós-Guerra (antítese) e os objetos industriais em território brasileiro (síntese). Os resultados revelam problemas estruturais na sociedade que culminaram na incompletude da teoria hegeliana aplicada ao contexto específico do Brasil quando comparado aos processos de industrialização estadunidense e europeu ocidental durante o mesmo período. É apresentado em comunhão o impacto histórico da linguagem do design e da publicidade, modelada nos objetos industriais, sobre a sociedade brasileira a partir de uma teoria filosófica universal.
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